O mês de maio é de boas notícias para os agentes comunitários de Saúde e de combate de endemias de Ilhéus. O prefeito Mário Alexandre sancionou o projeto de Lei de Incentivo de 2020, Lei do Piso Salarial, autorizou os pagamentos de 50% do incentivo e de 50% do auxílio fardamento para a categoria, ao lado do vice-prefeito Bebeto Galvão e representantes das categorias.

O ato foi selado no gabinete da sede administrativa, com as presenças do vereador Eder Júnior, que contribuiu para o diálogo entre a gestão e a categoria, da presidente SINDIACS/ACE Sindicato dos Agentes Comunitário de Saúde de Combate às Endemias do Sul da Bahia Sindiacs/ACE, Zilar Portela, e agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.

“Quero desde já agradecer em nome de todos os agentes comunitários de saúde e de endemias do município, pelo acolhimento dos gestores de ouvirem as nossas demandas. Temos conhecimento que a gente não vai conseguir resolver tudo de uma vez. Se a gente já consegue resolver parte dos pleitos da categoria, já é um passo. A gente precisa parabenizar pelo fato desse acolhimento e olhar para a categoria, o que reflete na melhoria do serviço prestado à população”, declarou a representante da classe e presidente do Sindiacs/ACE, Zilar Portela.

O prefeito Mário Alexandre externou seu objetivo de deixar um legado de um governo que dialogou e dialoga com o trabalhador. “Esse avanço me deixa muito feliz porque é uma luta que eu queria desde o início, essa união para melhorar a qualidade de vida da classe. Os agentes de endemias e comunitários são um dos mais importantes setores da nossa gestão, porque são pessoas que estão na ponta com a comunidade”, disse Mário Alexandre, ao enfatizar a maturidade da categoria para dialogar em conjunto.

O vice-prefeito, Bebeto Galvão, reforçou que esse é um governo social democrata. “Atraímos investimentos, para gerar receitas, para bancar as políticas sociais. A qualidade do gasto faz com que esse esforço adicional da gestão, de dialogar com a cidade e com os servidores, permita a gente fazer o que faz, um governo sempre de diálogo, de construção social”.

Durante a reunião, a categoria sugeriu a criação de um grupo de trabalho conjunto, denominado Grupo de Gerenciamento Estratégico (GGE), para a ampliação das ações de saúde na cidade.