Considerando a agenda da “Década Internacional dos Afrodescendentes – 2015 a 2024”, instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Especial de Cultura (Secult), iniciou as atividades para implantação do Grupo de Trabalho Afrocultural Ilheense (GT Afro Cultural Ilheense), formalizado no dia 13 de maio, em atendimento ao pedido do prefeito Mário Alexandre e do vice-prefeito Bebeto Galvão.

O próximo encontro acontece nesta quinta-feira (19), às 13h, no auditório do Centro Administrativo da Conquista. A implementação do GT visa articular ações entre os movimentos, as organizações, entidades, associações e pessoas comprometidas com o antirracismo e a afrocultura do município.  O debate gira em torno de iniciativas culturais e eventos, com foco na criação de uma agenda permanente de formação, mobilização, constituição e execução de projetos, respeitando a autonomia dos mesmos.

secult

Para a definição de estratégias será construído um Plano de Políticas Públicas Afrocultural, com formulação de um calendário de ações e eventos, editais específicos, capacitações para formular projetos e um recadastramento de fazedoras e fazedores da afrocultura local.

Sob a coordenação do vice-prefeito e do professor e titular da Cultura, Geraldo Magela, o GT se reunirá constantemente para que as Coordenações de Mobilização, Comunicação e Propaganda, Políticas Públicas e Leis, Ações e Eventos possam criar um documento responsável por definir os próximos passos de fomento, formação, mobilização, constituição e execução em benefício da afrocultura, respeitando a autonomia de cada pessoa.

secult

 

Os interessados em participar do GT Afrocultural Ilheense podem comparecer à reunião, bem como entrar em contato com os organizadores através do perfil no Instagram (@gtafrocultural).