A oferta do número de consultas por dia nas unidades de Saúde do populoso bairro do Teotônio Vilela, foi ampliada pelo prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, que trabalha para aprimorar os atendimentos da Atenção Básica, vinculada à secretaria municipal de Saúde do Município (Sesau).

De acordo com as informações fornecidas pela coordenadora da zona oeste da Atenção Básica da Sesau, Tatiana Cabus, tanto a Unidade Básica de Saúde (UBS) Euler Ázaro, quanto as quatro unidades das Estratégias de Saúde da Família (ESF), situadas no Teotônio Vilela, tiveram ampliado o número de atendimentos por dia, que de uma média de 16 atendimentos já consideradas as demandas de quadros de urgência e emergência, conforme a recomendação do Ministério da Saúde, saltou para cerca de 14 a 20 atendimentos, podendo chegar a até 25 atendimentos diários na clínica médica da UBS.

“Esse é o resultado do planejamento em Saúde, para fortalecer a qualificação dos atendimentos e realizar uma oferta digna do serviço para a nossa população ilheense”, destacou o prefeito Mário Alexandre.

Como ficou – Na UBS do Euler Ázaro, os atendimentos da clínica médica e de especialidades como ginecologia e pediatria, são realizados pela ginecologista Dra. Carolina Luisa Marinho, que passa a atender até 20 pacientes por dia; o clínico Luiz Guilherme Picanço, que chega a realizar 25 atendimentos dia; e o pediatra Abílio Costa Neto, que  cuidará de 14 a 16 pacientes diariamente.

Com a ampliação, na ESF Vilela 1, o clínico Caio Guerra atende entre 20 a 22 pacientes por dia; no ESF Vilela 2, o Dr. Paulo Melo, também clínico, realiza até 20 pacientes dia; a clínica Elaine Pena que atende no ESF Vilela, chega a até 16 pacientes por dia; e a clínica Cláudia Gubba, passa a atender até 20 pacientes por dia no ESF Vilela 4.

Os pacientes têm as consultas marcadas na próprias unidades de saúde, em que a maioria conta com a regulação para os atendimentos da Atenção Básica.