A Guarda Civil Municipal (GCM) convoca os profissionais habilitados através do processo simplificado de seleção interna para Avaliação de Aptidão Mental (Questionário de Avaliação Psicológica (QUATI)), que compõe a segunda etapa, de caráter eliminatório, voltada à capacitação de guardas civis municipais para realização do curso de tiro e posterior aquisição de porte de arma de fogo institucional.

Conforme explicou Leonardo Bandeira, comandante da GCM, 45 guardas realizarão a avaliação até a próxima quarta-feira (16), no Telecentro da GCM, situado à Rua Quatorze de Agosto, s/n, Boa Vista. A avaliação é feita por dois psicólogos lotados na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS). O comparecimento seguirá o seguinte cronograma:

14/09/2020 – às 08h – Candidatos com nomes iniciados de Adailton a Derivaldo;

15/09/2020 – às 08h – Candidatos com nomes iniciados de Dionísio a Mário Jackson;

16/09/2020 – às 08h – Candidatos com nomes iniciados de Maurício Oliveira a William.

A utilização de equipamento letal será feita mediante apuração das qualificações e aptidões específicas necessárias ao porte. Serão oferecidas inicialmente até 40 vagas para a realização do Curso de Tiro Institucional, podendo as vagas serem ampliadas de acordo com a necessidade da administração pública.

A taxa de inscrição do presente processo seletivo interno foi substituída pela doação de dois quilos de alimentos não perecíveis. No total, serão destinados 90 quilos de alimentos para uma instituição filantrópica do município.

A terceira e quarta fases referem-se à Investigação Social, de caráter eliminatório e Avaliação de Títulos, de caráter classificatório, respectivamente. Após a aprovação em todas as fases do processo seletivo, os alunos matriculados no curso de tiro, com duração de 15 dias e frequência mínima de 75%, farão jus à percepção de Gratificação de Regime Especial de Trabalho (R.E.T), com percentual estipulado em ato do Poder Executivo.