No Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto, a Prefeitura de Ilhéus lembrou a importância do trabalho prestado na rede de proteção social do município, destacando as ações desenvolvidas diariamente pelo Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) e pelo Serviço de Abordagem Social. As atividades são vinculadas à Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, com foco na reinserção comunitária e no resgate de vínculos familiares.

“É uma preocupação do prefeito Mário Alexandre atender com dignidade os públicos em situação de vulnerabilidade e risco social e fazer com que essas pessoas invisíveis para quase toda sociedade sejam ouvidas e tenham seus direitos básicos adquiridos. Muitos passam por depressão e o nosso trabalho é fundamental para o acolhimento e retorno dessas pessoas ao convívio social”, ressaltou Rubenilton Silva, titular da pasta.

A equipe é composta por assistente social e psicólogo, responsáveis por mapear a população, apresentar o serviço e inseri-la na rede de proteção social. No Centro Pop, o cidadão tem acesso a atendimento psicossocial, oficinas e atividades de convívio e socialização. O espaço oferece refeição, ambiente para higiene pessoal, lavagem e secagem de roupas, além de assistência dentária e em saúde, com consultas e exames e encaminhamento para emissão da documentação civil básica.

 

Centro Pop

Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), 95% da população assistida recebeu o imunizante contra a Covid-19, visto que o grupo está mais suscetível à contaminação. Os outros 5% se recusaram a tomar a vacina. A coordenação do Serviço de Abordagem explica que a dependência química é uma das principais causas de rompimento de vínculos e da saída de casa, seguida de depressão, transtorno de ansiedade, desemprego e problemas financeiros.

O Centro Pop de Ilhéus funciona na Avenida Candeias – Conquista, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h.