A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), divulgou nesta terça-feira (2) o balanço anual do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), referente ao resultado acumulado de janeiro a dezembro de 2020. Mesmo com os efeitos provocados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os números apontaram uma forte recuperação no segundo semestre do ano passado, apresentando saldo positivo a partir de agosto até dezembro.

Nesse período, o mês de setembro registrou o melhor saldo, com a abertura de 292 novas vagas com carteira assinada, aumentando as contratações formais no município. A alta foi puxada pela indústria em geral, seguida do comércio. O prefeito Mário Alexandre destacou que a cidade dá sinais de estabilidade do mercado de trabalho, indicando um cenário otimista para o ano que se inicia.

“No primeiro momento a gente realizou um trabalho para salvar a vida das pessoas, mas sempre dialogando com o comércio e setor produtivo de Ilhéus. Também temos buscado formas de incentivar a instalação de empresas na nossa cidade, concedendo descontos para o segmento e flexibilizando o pagamento de taxas e impostos. Foi um ano difícil, mas com esforço vamos seguir nesse ritmo de recuperação, com geração de emprego e renda para o nosso cidadão”.

Empreendimentos Ilhéus

O gestor frisou que todos os protocolos e medidas para evitar a transmissão da Covid-19 são rigorosamente seguidos. “A gente recupera a economia sem esquecer os cuidados contra essa terrível doença. Vamos continuar usando máscara de proteção, álcool em gel e mantendo o distanciamento. A pandemia não acabou e precisamos nos prevenir”.

De acordo com Vinícius Briglia, titular da SDE, os sucessivos saldos positivos são reflexo do Plano de Reabertura do Comércio de Ilhéus, aprovado pelo Decreto Municipal nº 32/2020, que autorizou a flexibilização das atividades econômicas a partir de 1º de junho. Briglia informou que o plano estratégico foi pioneiro entre os municípios baianos, além de conseguir um equilíbrio para manter a economia funcionando sem sobrecarregar o sistema público de saúde.

Novos empreendimentos – O prefeito lembrou ainda que os empresários investem, porque veem em Ilhéus um ambiente seguro e atrativo, com obras de infraestrutura em andamento e incentivo a projetos nas esferas pública e privada. A cidade recebeu importantes investimentos, dos quais estão a abertura de instituições bancárias; empreendimentos do ramo imobiliário; construção civil; empresas do ramo de tecnologia e informática; setor alimentício e do segmento de saúde e beleza.

 

Empreendimentos Ilhéus