O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, assinou, em solenidade realizada nesta sexta-feira, 29, no Centro Administrativo, termo de doação ao Go­verno do Es­tado de dois ter­renos onde estão ins­ta­lados os Co­légios Es­ta­dual Padre Luiz Pal­meira e o da Po­lícia Mi­litar Rô­mulo Galvão, ambos localizado no Pontal, zona sul. O documento também foi assinado pelo se­cre­tário da Edu­cação da Bahia, Os­valdo Bar­reto. Na solenidade, estiveram presentes ainda o vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), o reitor em exercício da Universidade Estadual de Santa Cruz, Evandro Freire, entre outras autoridades.

A ini­ci­a­tiva do re­gime de co­la­bo­ração entre Es­tado e mu­ni­cí­pios integra os esforços do pro­grama Educar para Trans­formar. A doação do terreno em que está instalado o Colégio Padre Luiz Palmeira vai permitir a construção de nova sede, já que parte da atual instalação está dentro do traçado da nova ponte que ligará o centro à zona sul da cidade.

O pre­feito de Ilhéus, Jabes Ri­beiro, afirmou que “essas do­a­ções fazem parte de uma lei apro­vada pela Câ­mara de Ve­re­a­dores de Ilhéus, que en­globam do­a­ções de ter­reno para as es­colas e ou­tros es­paços”. Em relação ao Colégio da PM, o prefeito explicou que a posse do terreno pelo governo estadual permitirá a realização de reformas e ampliação daquela unidade.

“A par­ceria entre Es­tado e mu­ni­cí­pios, como prevê o pro­grama Educar para Trans­formar, en­globa toda a ação que re­sulte em me­lho­rias para a edu­cação pú­blica. A do­ação dos ter­renos feita pelo pre­feito Jabes Ri­beiro é exemplo de que, com todos juntos, a edu­cação só tem a ga­nhar”, des­tacou o se­cre­tário da Edu­cação, Os­valdo Bar­reto.

Uso – Na solenidade desta sexta-feira, o prefeito Jabes Ribeiro autorizou o uso de espaços públicos para funcionamento de bar, lanchonete e salão de beleza nos bairros Banco da Vitória e Malhado, permitindo a regularização fundiária desses pequenos negócios.

Da mesma forma, o município cedeu à Paróquia de São João Batista, representada pelo Padre Joelson, terreno no bairro Pontal no qual será construída a Igreja de São Pedro, além de espaço paroquial que servirá às atividades religiosas e comunitárias.

Feirantes – também foi concedida ao Sindicato do Comércio Varejista dos Feirantes e Vendedores Ambulantes de Ilhéus sala, onde funcionou a antiga Companhia Municipal de Abastecimento (Comail), na feira do Malhado, para instalação de posto odontológico para atendimento aos trabalhadores vinculados à entidade e comunidade próxima à central de abastecimento.

Presenças – Acompanharam a solenidade os vereadores Ivo Evangelista, Gilmar Sodré, Roland Lavigne e Roque do Sesp, os secretário municipais de Administração, Ricardo Machado, de Saúde, Antonio Ocké, de Indústria e Comércio, Ricardo Garcia, de Comunicação Social, Valério de Magalhães, de Relações Institucionais, Fred Vésper, de Turismo e Esporte, Josenaldo Cerqueira, de Desenvolvimento Social, Kácio Brandão, os diretores dos colégios Padre Luiz Palmeira, Eliane Camargo, e do CPM, Major Ubirajara Moraes, a diretora do Núcleo Regional de Educação, Solange Sampaio, estudantes, professores, imprensa e comunidade.