Por meio de uma parceria com a Defensoria Pública do Estado da Bahia em Ilhéus, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) levou aos moradores do bairro Nossa Senhora da Vitória, na última sexta-feira, 22, serviços jurídicos gratuitos. Advogados prestaram informações, realizaram consultas processuais, formatação de acordos e ajuizamento de ações principalmente em casos relacionadas à alimentação, reconhecimento de paternidade e direitos da mulher.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social (SDS) de Ilhéus, Jamil Ocké, “as parcerias entre Cras e outras entidades são essenciais para que a comunidade conheça outros serviços e possa usufruir deles através de nossas ações”.

A trabalhadora doméstica Ana Aparecida, de 32 anos, conseguiu, com o atendimento da defensoria, ajuizar ação contra o pai de um dos seus filhos, para que ele conceda pensão alimentícia. “Eu não sabia por onde começar para pedir o auxílio, agora tive a ajuda dos advogados e facilitou muito a minha vida”.

Cras – Em suas atividades, o Cras promove a criação de grupos de convivência para idosos, crianças e gestantes no bairro em que está instalado. Em Ilhéus, as unidades podem ser encontradas nos bairros Nossa Senhora da Vitória, Barra, Olivença, Teotônio Vilela, Banco da Vitória e sua extensão no Salobrinho.

O programa funciona como a “porta de entrada” para os serviços prestados pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), oferecendo orientação e proteção básica em áreas de maior risco social, além de disponibilizar para os usuários atendimento psicossocial.