Em Ilhéus, mais de mil pacientes já realizaram o tratamento contra varizes crônicas, por meio de uma técnica eficaz, pouco invasiva e que permite rápida recuperação: a Escleroterapia Ecoguiada com Espuma. O procedimento gratuito é disponibilizado desde 2018 na Clínica Ortopedia Traumatologia de Ilhéus (COTI), através do convênio firmado com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

De acordo com o prefeito Mario Alexandre, o objetivo do tratamento é melhorar a qualidade de vida dos usuários do sistema público de saúde, uma vez que as varizes e úlceras venosas são responsáveis pela baixa autoestima e até mesmo pelo afastamento do trabalho, devido a dores, inchaços e inflamação.

“Mais um serviço que amplia os cuidados com a saúde da nossa população. Um tratamento eficaz e de baixo custo, que traz resultado rápido e positivo ao público assistido”, ressaltou o prefeito.

A Escleroterapia consiste em um procedimento simples, sem necessidade de anestesia ou internação. O tratamento elimina as varizes tanto em homens quanto em mulheres, podendo ser feito em um consultório médico com os equipamentos e materiais necessários.

“Após três semanas de tratamento a pessoa retorna ao convívio social, com autoestima, confiança e dignidade”, explicou o angiologista Itamar Brito.

Para ter acesso, o paciente deve se dirigir às unidades de saúde referenciadas: UBS Sarah Kubitschek, UBS Euler Ázaro, UBS Hernani Sá e Estratégia Saúde da Família (ESF) do Nossa Senhora da Vitória, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira e apresentar documento de identificação com foto, cartão do SUS, comprovante de residência e o encaminhamento médico.

O tratamento é exclusivo para os usuários residentes no município de Ilhéus.