Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas médicas, cirurgias e exames de média complexidade na Central de Regulação do SUS, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), lançará a campanha educativa “Menos Filas, Mais Saúde”, no início de novembro, para melhorar o atendimento à população local e aos usuários dos sete municípios pactuados. Os ilheenses e demais usuários saberão, antecipadamente, o cronograma diário de marcação, evitando filas desnecessárias e melhorando o fluxo de atendimento no setor.

Segundo explica o diretor da Central de Regulação, Fábio Mantena, a campanha conterá peças educativas com a disponibilidade de médicos e cotas para exames e os dias específicos para cada atendimento. “Se o usuário precisa marcar uma consulta com neurologista, saberá que este atendimento acontece apenas às quartas-feiras; com neuropediatra, às segundas-feiras; com angiologista, às quintas-feiras. Assim, poderá se organizar e evitar idas inúteis à Central de Regulação”, explica Mantena.

As peças publicitárias serão anunciadas estrategicamente nas redes sócias da Prefeitura de Ilhéus, entidades comunitárias e instituições da sociedade civil. Servidores dos postos de saúde e da própria Central de Regulação estarão conectados a um amplo sistema de dados, a fim de impedir falhas de informações sobre oferta de cotas.  A campanha prevê também a produção de vasto material informativo para divulgação nos veículos de imprensa, além do agendamento de entrevistas em emissoras de rádio e televisão.