As obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-II) vão mudar a rotina cansativa da moradora Sandra Regina Batista dos Santos, residente no bairro Sinval Palmeira, que precisa varrer a casa e limpar os móveis diversas vezes ao dia para amenizar as complicações de alergia provocada pela poeira das ruas sem pavimentação. A dona de casa está entre as centenas de moradores beneficiados com um pacote de obras executadas pela Prefeitura de Itabuna em parceria com o governo federal.

Moradora da rua “A” há mais de 25 anos, a dona de casa Sandra Regina teve a esperança do fim do sofrimento com a poeira, quando operários do consórcio de empresas contratado pela Prefeitura iniciaram a terraplanagem para a implantação da base e sub-base para a pavimentação asfáltica da rua.

Dona Sandra afirma que há quatro anos chegou a sonhar com fim da cansativa rotina de limpar a casa, mas as obras não foram concluídas na época. “Agora sinto que os nossos sonhos serão concretizados desta vez. Além do fim dos transtornos com poeira e lama, essas obras vão valorizar nossos imóveis. Meu contentamento é enorme”, conta.

A poucos metros da casa de dona Sandra, o aposentado José Carlos Silva acompanha com largo sorriso o trabalho dos operários e das máquinas pesadas e caminhões-caçamba. “Já não tinha mais esperança de ter as nossas ruas com esgotamento sanitário e pavimentação. Mas hoje vejo que o tapete está chegando para mudar as nossas vidas e para melhor”, comemora.

CENTRO ESPORTIVO

De acordo com o aposentado, o Sinval Palmeira “está ficando ainda melhor para se morar, porque não existe violência no bairro. Podemos chegar e sair a qualquer hora do dia tranquilamente. O asfaltamento era o que realmente estava faltando. Estamos numa região que atualmente está recebendo muitos benefícios da Prefeitura, a exemplo da construção do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) logo ali, no bairro Urbis IV, inaugurado ano passado”, destaca.

Já na Rua “J”, o comerciante Jorge Bonfim dos Santos diz que a expectativa é que as obras contribuam para melhorar ainda mais as vendas na sua mercearia e que conta os dias para fim dos transtornos causados pelos buracos. “Será muito mais fácil descarregar as mercadorias no dia a dia e também ficará muito melhor para se chegar a casa ou se levar pessoa doente para atendimento médico”, afirma.

Além das ruas “A” e “J”, no Sinval Palmeira, as obras estão sendo executadas na Carlos Abílio, Floricelma, Carlito Alves, Fontes Lima e travessas Fontes Lima e “J”. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), as obras vão beneficiar mais de 80% do bairro situado na zona oeste da cidade.

As obras também já começaram no bairro Nova Itabuna, onde está sendo finalizada a implantação de redes de drenagem e esgotamento sanitário, antes da pavimentação. No Maria Mattos (Rua de Palha) estão sendo concluídos o levantamento topográfico. Os investimentos de mais de R$ 30 milhões do Ministério das Cidades e da Prefeitura vão contemplar ainda os bairros Jorge Amado, Santa Catarina, Urbis IV e Rua da Bananeira, no Lomanto, inclusive com a implantação de equipamentos sociais e de recreação.