Além do acompanhamento e orientação, as gestantes atendidas pelos programas sociais da Prefeitura de Una passaram a receber kits maternidade com bolsa, banheiras, fraldas descartáveis e de pano, roupas para o bebê, cueiros, perfume, cotonetes, lenço umedecido, sabonete e talco. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Programa Primeira Infância no SUAS.

“Nós já fazíamos o acompanhamento das gestantes com orientações sobre a gestação, cuidado com elas e os bebês e toda parte de atendimento social. E a partir desse contato, tivemos a ideia de montar e doar os kits, que além de serem muito úteis, é uma forma de demonstrar o nosso carinho e a nossa atenção por estas mulheres e suas histórias”, destacou Jaqueline Barone, secretária de Desenvolvimento Social.

Os kits estão sendo distribuídos para as gestantes com oito meses de gestação atendidas pela secretaria. Os primeiros kits foram distribuídos durante um encontro com orientações sobre o banho do bebê. O tema do próximo encontro é amamentação. O kit faz parte do Benefício Eventual Natalidade, regulamentado através da Lei Municipal de Benefícios Eventuais (lei nº 955 de julho de 2017).