A Prefeitura de Itabuna e a UniFTC vão firmar parceria para o desenvolvimento de ações de educação sanitária e ambiental da população e que podem viabilizar o suporte à Diretoria de Controle de Zoonoses (DCZ) da Secretaria Municipal de Saúde para o atendimento à crescente demanda de castração de animais domésticos, como cães e gatos.

A Diretora da Divisão de Vigilância em Saúde, a bióloga sanitarista Maristella Antunes, explica que será elaborado um projeto para a consolidação da proposta. “Respeitando critérios rigorosos de saúde animal, daremos início aos trâmites burocráticos para que em breve possamos realizar as cirurgias”, informou.

A enfermeira lembra os impactos ambientais que animais soltos nas ruas causam à saúde pública. Estes temas também foram lembrados no encontro, que contou com a participação de outros especialistas da universidade e do município.

Pelo projeto, as ações para implantar parâmetros de educação sanitária e ambiental prevê a análise detalhada de cada animal, inclusive os fatores de risco. Tais serviços poderão ser feitos por meio das ações de campo desenvolvidas pelos Agentes de Combate às Endemias, que deverão passar por treinamento.

Quanto aos animais de rua, foi informado que há em andamento na Prefeitura um processo licitatório para a contratação de uma empresa que vai se responsabilizar pelo acolhimento e guarda.

Por fim, foi estudada a possibilidade de um nicho de captação de recursos por meio de doações pela comunidade para aplicar no projeto, através do Fundo Municipal do Meio Ambiente.

Na ocasião, foi apresentada proposta pela Diretoria de Controle de Zoonose para identificar bairros onde há maior população de cães e gatos, cujos donos serão cadastrados pelos critérios da renda através do Cadúnico.

Serão oferecidos serviços a estas comunidades, como atendimentos clínicos ( cirurgias e castração, em caso de necessidade),com o objetivo de controlar a transmissão de zoonoses e controle de população. O projeto funcionará num tripé, alinhando educação ambiental, saúde pública, e bem-estar animal.

Participaram do encontro pela Uni FTC: a assessora acadêmica Ana Lúcia Bomfim Lima, Laíse Vasconcelos, coordenadora do Curso de Medicina Veterinária Louise Fernandes, responsável técnica da Clínica.

Pela Prefeitura, o secretário de Governo, Josué Brandão Júnior; o diretor de Meio Ambiente, Thiago Guedes, e a coordenadora do Departamento de Gestão Ambiental e Sustentabilidade de Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Alana Couto Ribeiro; a diretora do Departamento de Vigilância da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Maristella Antunes; e a diretora do Departamento de Controle de Zoonoses, Ellen Gleicer Lima Santos.