Coordenadores dos departamentos da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) participaram de um encontro nesta quarta-feira, dia  26, no Lar Fabiano de Cristo em preparação à Conferência Municipal de Assistência Social programada para 15 de junho no Teatro Candinha Dórea. O evento visa receber sugestões da sociedade para melhoria no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

 A Conferência é uma iniciativa do Conselho Municipal de Assistência Social, com o apoio da Prefeitura de Itabuna, por intermédio da SEMPS. O evento não acontecia há dois anos em decorrência da pandemia do novo coronavírus e neste ano, terá como tema: “ O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

Durante o encontro, aberto pelo secretário Josué Brandão Júnior, titular da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, foram definidas as datas para as pré-conferências, que vão acontecer de 8 a 19 de maio.

Elas serão realizadas nos quatros Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nas entidades que integram a Rede de Apoio. “Serão momentos para nos aproximar dos usuários dos serviços e com eles construir deliberações para a Conferência Municipal. No evento as sugestões entram como propostas de melhorias para o SUAS”, disse a  assistente social Lucivânia Costa Souza.

As sugestões aprovadas na Conferência Municipal de Assistência Social depois seguem para o Conselho Municipal, que é o órgão fiscalizador. “Será criado um Grupo de Trabalho que vai acompanhar as deliberações para que sejam efetivadas e levadas à instância estadual que também vai promover sua Conferência e depois em nível nacional”, esclareceu a assistente social.

Segundo Lucivânia Costa Souza nos últimos anos Itabuna teve avanços na área social, destacando entre eles, a implantação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no Bairro São Caetano, e a implantação da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), em nova sede construída no Complexo Policial de Itabuna pelo Governo do Estado. “Esses dois equipamentos foram indicados na Conferência Municipal de Assistência Social anterior”, disse a assistente social.