Prefeitos, gestores e servidores de mais de 50 Prefeituras participaram na manhã desta terça-feira (13) do Webinar das Cidades Digitais do Sul da Bahia para troca de experiências e soluções tecnológicas entre as cidades. O encontro, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) e apresentado pela jornalista Valdireni Alves, mostrou como Ilhéus, Itabuna, Coaraci e Teixeira de Freitas estão investindo em tecnologia e inovação nos serviços públicos. “A internet passou a ser importante para incluir socialmente as pessoas, na Educação, na facilitação de todos os serviços feitos pela administração pública. O cidadão está mais exigente e a pandemia acelerou a necessidade de transformação digital”, comentou o diretor da RCD, José Marinho.

O prefeito Jadson Albano disse que a busca da gestão municipal é tornar Coaraci uma cidade diferenciada. “Uma cidade que possa tomar decisões rápidas e tenha impactos rápidos”, observou o prefeito ao destacar inovações como a modernização da iluminação pública da cidade de 17 mil habitantes e a utilização de QR Codes nas praças. “Nos últimos 4 anos implementamos mudanças que deu um diferencial, buscamos tornar uma cidade diferenciada. Então começamos a provocar o nosso cidadão a pensar grande”, completou.

Em Ilhéus, a secretária de Educação, Eliane Oliveira, destacou avanços na cidade e a busca por parcerias para a aquisição de equipamentos para professores e alunos. “E como essa tecnologia do hoje pra chegar, não só pra minha equipe, mas para toda a rede municipal. E que a gente pudesse levar também para outras secretarias porque não adiantaria ter reformado escolas, construído postos de saúde, criado o maior centro de Covid, considerado um dos melhores da Bahia, e a gente não tivesse nos preparado para receber nossos alunos”, argumentou a secretária.

A secretária de Planejamento de Itabuna, Sônia Fontes, ressaltou que investir em tecnologia e inovação é uma das grandes prioridades da nova gestão municipal, que começou pela criação da Secretaria de Gestão e Inovação. “Primeiro temos que fazer esse dever de casa, a Prefeitura precisa se modernizar para atender essa expectativa do cidadão e para a cidade”. Ela também comentou sobre o Inova Itabuna, lançado nesse mês. “Ele traz como prioridade cinco premissas em que se procura cada vez mais aperfeiçoar o nosso ambiente de trabalho, inovar as diversas secretarias, e efetivamente a gente possa começar a trazer o cidadão com agilidade nos serviços, com menos burocracia”, explicou a secretária de Planejamento.

Para o chefe de gabinete da Prefeitura de Teixeira de Freitas, Wemerson Souza de Sales, a modernização e a digitalização dos serviços públicos é o caminho a ser seguido. “A rede digital do nosso município Teixeira de Freitas vem se adequando e se qualificando para como a questão da redução de papel, onde reduz os custos realmente para os municípios quando você digitaliza tudo e facilita também sobre a questão de procura de arquivos dentro de processos”, contou Sales.

Conectividade – Além de especialistas, que apresentaram tecnologias disponíveis às Prefeituras, o evento online também contou com a participação da coordenadora-Geral de Projetos de Infraestruturas para Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Daniela Schettino, que trouxe detalhes das políticas da pasta que visam melhorar a conectividade nas cidades, entre eles os programas Wi-Fi Brasil, Cidades Conectadas e Nordeste Conectado.

Segundo a representante do MCom  no encontro, a implantação de redes de alta capacidade, realizada em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), tem acontecido via emendas parlamentares atualmente. “Esse ano recebemos mais de 100 milhões de recursos de emenda para o Wi-Fi Brasil. Isso mostra a importância do programa e o interesse dos parlamentares”, destaca Daniela.

O Webinar das Cidades Digitais do Sul da Bahia teve a parceria da S. Clara Comunicação, ClipEscola, Sonner, IMAP e ComprasBR.

Confira o evento na íntegra:

https://youtu.be/ikY-iR0WDd4