O presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, José Carlos Araújo (PR-BA), afirmou nesta terça-feira (31) que a entrega de três representações contra ele à Corregedoria da Casa é uma manobra para tirar do colegiado parlamentares favoráveis à cassação do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Se a representação for aceita, Araújo deve se afastar do Conselho de Ética.

Segundo o presidente do conselho, a representação foi apresentada por adversários políticos de sua base eleitoral no interior da Bahia. O deputado afirmou ter informações de que os denunciantes foram levados à Corregedoria por “assessor da Presidência da Câmara”. A denúncia acusa Araújo de ter recebido repasses irregulares de um deputado. “Nós acreditamos que ele [Cunha] continua manejando seus tentáculos dentro dessa Casa. E nós não vamos ser intimidados”, disse Araújo.

A representação contra Araújo traz denúncias de que ele teria feito repasses irregulares a vereadores de Juazeiro (BA) e utilizado um laranja na compra de um terreno, além de ter atentado contra a imagem de um prefeito do interior baiano em pronunciamento numa rádio local. Ele nega as acusações e diz “não haver provas” contra ele.

Por meio de sua assessoria, Eduardo Cunha enviou a seguinte declaração ao site Uol: “Estou afastado e esse ato não é meu. Assim como desconheço as razões das representações, não conheço os seus supostos adversários políticos. Ao invés de procurar culpados, deveria responder aos fatos denunciados.”

Share on Facebook Share on Google+ Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn Email This Post
Bandido rende gerente de banco de Várzea da Roça e foge com dinheiro

31 de maio de 2016, 16:00
Uma agência do Banco do Brasil de Várzea da Roça, a cerca de 290 km de Salvador, foi assaltada na manhã desta terça-feira (31), segundo informações da delegacia local.

De acordo com a polícia da região, um criminoso entrou no banco com uma pistola por volta das 8h30, quando a agência ainda não estava aberta ao público. O gerente e um outro funcionário abriam o cofre para retirar o dinheiro que abasteceria os caixas eletrônicos da agência quando foram surpreendidos pelo ladrão, que roubou o dinheiro e fugiu pelos fundos do banco. A polícia permanece à procura do assaltante.

Share on Facebook Share on Google+ Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn Email This Post
Estudantes terão meia passagem no metrô de Salvador

31 de maio de 2016, 15:45
Estudantes também vão se beneficiar com as novas medidas adotadas pelo Governo do Estado na integração das linhas de ônibus com o metrô de Salvador.

A ação contempla todos os estudantes que residem na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e estudam na capital ou vice-versa, e tem o objetivo de compatibilizar o benefício da meia passagem, tendo em vista a interoperabilidade entre os cartões do metrô, metropasse e salvadorcard, que está em processo de implantação. Para isso, o governador Rui Costa assinou alterações no decreto nº 16.520/2015 – que regulamenta a concessão do benefício da meia passagem escolar no sistema de transporte público metroviário intermunicipal de passageiros.

Podem utilizar a meia passagem, os estudantes regularmente matriculados dos Ensinos Fundamental e Médio e em cursos de Educação Profissional – CEFET, além dos graduandos em instituição de Ensino Superior, regularmente matriculados e que residam na RMS e estudem em Salvador ou residam em Salvador e estudem em municípios da Região Metropolitana.

As instituições de ensino da região Metropolitana de Salvador, por sua vez, devem cadastrar no serviço metroviário e manter atualizadas as listas de alunos matriculados para garantir a concessão do direito ao benefício da meia passagem.