A polêmica possibilidade de o Galícia ficar de fora do Baianão 2016 ainda rende discussões entre o clube e a Federação Bahiana de Futebol. Em entrevista à Equipe dos Galáticos na noite desta quarta-feira (20), o presidente do Granadeiro, Dario Rego voltou a criticar a entidade.

O dirigente reafirmou que acionará a Justiça caso a FBF retire o Azulino do Estadual pela falta de todas as certidões negativas de débitos e se mostrou decepcionado com o presidente Ednaldo Rodrigues. “Fui o primeiro na época de Virgílio Elísio a me pronunciar publicamente na em favor de Ednaldo. Se ele fizer isso, é uma traição. É como diz aquela música, ‘você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão'”.

Já sobre uma entrevista do assessor jurídico da FBF, Manfredo Lessa, a um canal de TV, onde teria já levantado a possibilidade de o Juazeiro assumir a vaga do Galícia na Série A do Baianão, Dario respondeu com ironia e alfinetou o advogado da entidade. “Manfredo não apita muito forte na Federação não. Eu tenho visto Manfredo falar uma coisa e Ednaldo fazer outra. O que eu sei é que a Federação paga R$ 500 mil reais de honorários advocatícios para seus advogados anualmente”.

Já Ednaldo Rodrigues, também em contato com a Equipe dos Galáticos, se defendeu e garantiu que a FBF apenas cumprirá a Lei. “A Federação sempre primou de forma transparente em qualquer situação. Nós reunimos, ainda quando o Profut era projeto de lei, todos os clubes para tratar do assunto. Depois que virou lei, passamos a fazer novas reuniões pontuais colocando nossos assessores jurídicos à disposição dos clubes. Sabemos que a lei tem pontos ruins e o pior dela foi o prazo. Em decorrência disso, fizemos várias gestões, fiz várias viagens para tratar disso, inclusive na Câmara dos Deputados. Nós não eliminamos o Galícia da competição. Em momento algun nós colocamos que o Galícia seria eliminado. O que fizemos foi avisar que a Lei coloca que, para participar de competições, os clubes tem que apfresentar as certidões negativas de débito e não ter débitos com atletas quanto a salários e direitos de imagem. Se o Galícia tiver uma alternativa e a justiça me disser que o Galícia poderá participar mesmo sem a certidão, nós não vamos nos opor a isso. Nós estamos, inclusive, aguardando que o prazo da lei seja prorrogado ou o Galícia consiga resolver o problema das suas certidões. A Federação não tem clube como adversário. Nossos clubes são parceiros”.

O mandatário também saiu em defesa do advogado Manfreso Lessa. “Manfredo falou pontualmente da forma que eu estou falando aqui. Ele respondeu a pergunta do repórter e falou que, na última hipótese, em último caso, se o clube não conseguir cumprir o que determina a Lei, o que acontece é que o clube melhor colocado na segunda divisão tem direito de assumir a vaga, mesmo assim também tem que cumrprir os requisitos. Caso esse clube não reúna condições também, a competição seria realizada com um número inferior de clubes. Isso quem determina não é Manfredo, não sou eu, não é a Federação. Isso quem determina é a Lei”.

Por fim, Rodrigues também alfinetou Dario Rego e revelou que o Galícia apenas se preocupa com a situação das certidões negativas de débitos, mas também ainda não cumpriu outros requisitos para a participação no Baianão. “Agora, aproveito para avisar ao Dario que essa situação não impede que a gestão do clube atue junto à Federação. Ele precisa homologar a ata da última eleição, pois precisamos dar ciência à CBF. E existe prazo para inscrições de atletas no campeonato, que se não me engano é até segunda-feira. Então, o Galícia precisa cumprir isso, porque se a Justiça decide que o Galícia vai participar sem certidões, ele tem que estar cumprindo o regulamento”, concluiu.