O senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), presidente do Senado, enviou na última sexta-feira (19)  um ofício à vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, onde pediu ajuda nas ações de combate à pandemia da Covid-19 — como a possibilidade de comprar vacinas.

No documento, o senador chama de “gesto humanitário” uma eventual concessão de autorização especial que permita a aquisição, pelo governo brasileiro, de doses de vacina estocadas nos Estados Unidos. Pacheco, acrescente, ainda, que a autorização traria alívio não só para o Brasil, como para a comunidade internacional.

No ofício, que teve seu conteúdo divulgado pela coluna Radar da revista Veja,  o presidente do Senado afirma ainda que o Brasil trava uma “batalha contra o tempo” em razão dos atrasos no recebimento de insumos para a produção das vacinas. O documento é encerrado parabenizando a vice-presidente pela bem-sucedida campanha de vacinação no país. Recentemente, o presidente Joe Biden anunciou que até o mês de maio todos os moradores dos Estados Unidos deverão ter sido imunizados com alguma vacina contra a Covid-19.