RTEmagicC_CIGARROS1MILHAO.jpgA Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga estimada em R$ 1,375 milhão em cigarros contrabandeados na BR-418, próximo ao município de Nova Viçosa, no Extremo Sul da Bahia. A carga veio do Paraguai e foi descoberta durante uma operação desencadeada por volta de 19h deste sábado (15).

Os agentes da Secretaria da Fazenda suspeitaram de uma carreta que, segundo o condutor, estaria carregada com milho, e chamaram os policiais rodoviários para averiguar o veículo. Ao todo, 1.100 caixas, que totalizaram 11 mil de cigarros da marca Bill Light, estavam escondidas na carreta, sem qualquer documentação alfandegária.

Os policiais descobriram ainda que o conjunto veicular (cavalo trator e semi-reboque) apresentava indícios de adulteração de chassi e possuía CRLVs (Cerificado de Registro de Licenciamento de Veiculo) adulterados.

Segundo a PRF, o motorista fugiu antes da chegada dos policiais ao posto da Secretaria. A carga apreendida e o veículo com placas de Goiás foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil local.

De acordo com o inspetor André Cordeiro, chefe do Núcleo Regional de Policiamento e Fiscalização da PRF, esta é a maior apreensão de cigarros já realizada pela PRF na Bahia. O destino da carga, no entanto, ainda não foi esclarecido.

“Ainda não sabemos o destino porque o motorista fugiu. Quando ele chegou no posto fiscal, apresentou nota de milho, mas o fiscal estranhou porque esta não é uma rota de milho. Quando o fiscal pediu para tirar a lona, o motorista fugiu e ainda deixou a carreta ligada”, explica o inspetor.

A carga será entregue para a Receita Federal, que decidirá o que fazer com os cigarros.