A Secretaria de Educação (Seduc) de Ilhéus retomou, nesta semana, o processo de articulação das áreas do conhecimento, buscando unificar as ações desenvolvidas nas unidades escolares, principalmente as relacionadas às turmas dos anos finais do ensino fundamental. Entre os dias 26 e 28, cerca de 300 professores da rede municipal participaram da formação, no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional (antigo Colégio Estadual), no Malhado.

De acordo com a professora Patrícia Prisco, chefe do setor de Anos Finais da Seduc, o processo de articulação busca aproximar as diferentes disciplinas/áreas da educação, visando aumentar a qualidade técnica do ensino público, tanto da área urbana quanto das escolas do campo. Desempenha, segundo Prisco, papel fundamental na formação dos professores, visto que por meio dessas ações de formação continuada, é possível atender a demandas que melhorem as competências e habilidades do corpo docente e discente da rede municipal.

Áreas – As articulações estão divididas em três grandes áreas do conhecimento, tendo os professores Lílian Maia e Roberto Brandolt no setor de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias; a professora Sheila Aline na área de Ciências Exatas, da Natureza e suas Tecnologias; e a docente Altemíria Grácia Félix na área de Humanidades, Códigos e suas Tecnologias.

Patrícia Prisco ressalta uma novidade apresentada, uma articulação que atua de maneira interdisciplinar, perpassando por todas as áreas do conhecimento, que é a de Relações Étnico-raciais, coordenada pelo professor Erlon Costa. Esse setor tem a missão de sistematizar os trabalhos já realizados pelos professores da rede em seu cotidiano escolar.