Lançado em abril do ano passado pelo prefeito Jabes Ribeiro, o programa “Ilhéus em Ação – Cidade de Todos”, que propõe dinamizar uma série de ações voltada para a melhoria da qualidade de vida da população, completa um ano de atividades nesta quarta-feira, dia 27 de abril. Segundo avaliação do coordenador do programa, vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), a iniciativa contabiliza avanços significativos em diversas áreas governamentais, como infraestrutura, serviços urbanos, saúde e educação, habitação, entre outros.

Na área de serviços urbanos, Carlos Machado destaca o trabalho de limpeza, que inclui serviços variados, como roçagem, capinagem, poda de árvores, remoção de entulho, raspagem e pintura de meios fios. O vice-prefeito lembra que o programa foi articulado inicialmente para combater os pontos críticos de lixo e o hábito de colocar entulho em locais proibidos, e fortalecer o sentimento de cidadania. “Além disso, o Ilhéus em Ação se desenhou como uma força-tarefa no sentido de atender a população em serviços essenciais, no cenário de grave crise financeira dos municípios e garantir o pagamento em dia dos salários dos servidores”, enfatiza.

Já na área de infraestrutura, o vice-prefeito cita a operação de recuperação asfáltica de diversas ruas e avenidas, de tapa-buracos (asfalto e paralelos), a desobstrução de bueiros, a reforma de praças, a instalação de novos conjuntos semafóricos e o assentamento de abrigos para passageiros. Ele destaca a ação do governo na aquisição de uma usina asfáltica, com recursos próprios, e a instalação de caixas estacionárias compactadoras de lixo em pontos críticos como na Central de Abastecimento do Malhado, na zona central do comércio e nas imediações do colégio CAIC, na zona sul.

Segundo Cacá, é importante lembrar que, ao longo dos meses, o Programa Ilhéus em Ação acabou alcançando outras pastas do governo municipal. “Na saúde, promovemos a reforma de diversas unidades de atendimento, como as de Banco Central, Vila Olímpio, Aritaguá, Ponta da Tulha, Vila Cachoeira, Juerana, Pimenteira, Santo Antônio e Maria Jape, além das recuperações da Policlínica Halil Medauar e do Centro Odontológico Napoleão Marques”, ressalta. E acrescentando a inauguração da Farmácia Pública Municipal e da Central de Abastecimento Farmacêutico, ambas situada no bairro Cidade Nova.

Já no setor de educação, Machado cita as reformas do Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME-Centro), incluindo a climatização de todas as suas salas, da Escola Nucleada de Sambaituba, da Escola de Vila Cachoeira, da Escola Vovô Isaac e da Escola Novo Ilhéus, equipamento que se encontrava em ruínas. “Importante salientar que, nesta área, estamos concluindo a obra de construção da Escola Municipal Pequeno Príncipe, localizada na Rua Água Preta, no bairro Conquista”, lembra o coordenador.

Limpeza de praias – Outro destaque feito por Carlos Machado diz respeito ao trabalho de limpeza realizado pela Secretaria de Serviços Urbanos nas praias da cidade. “Ilhéus é uma cidade turística e possui um dos mais belos litorais do Brasil. Por isso, é fundamental mantermos nossas praias em boas condições”.

Além da limpeza efetuada nas praias do Cristo e do Marciano, entre várias outras, o coordenador do Programa “Ilhéus em Ação” destaca o trabalho executado na praia da avenida Soares Lopes. “Foi uma intervenção que chamou a atenção de turistas e ilheenses. Afinal, conseguimos devolver um importante espaço de lazer para a população e para aqueles que nos visitam”, reitera.

Viva o Morro – Nos morros da cidade, o Programa “Ilhéus em Ação” vem desenvolvendo um trabalho que contempla uma série de intervenções urbanas fundamental para o dia a dia das comunidades locais, a exemplo de obras de contenção de encostas, pavimentação, e reforma e construção de escadarias. Entre os altos beneficiados ou com obras em execução, destacam-se o Carvalho, Nossa Senhora da Vitória, Nerival, Soledade, Legião, Coqueiro,      São João (no Teotônio Vilela), Esperança, Bela Vista, Basílio e Tapera.

Em execução – Entre as obras em execução, promovidas pelo Programa, o vice-prefeito Carlos Machado menciona a construção da escola do Salobrinho, a reforma da escola de Carobeira, a reforma da unidade de saúde da Lagoa Encantada, a construção da escola de Vila Lídia, a construção de um ginásio de esportes no Banco Central, a reforma do Centro de Controle de Zoonoses e a construção de quadras poliesportivas em Sambaituba, no Basílio e em Inema, entre diversos outros locais.

Ainda, já iniciados, serviços de capinagem, roçagem, limpeza e pintura de meios fios, remoção de entulhos e poda de árvores em vários bairros da Zona Sul de Ilhéus. Entre eles, Nelson Costa, Nossa Senhora da Vitória e Ceplus. O trabalho de melhoria, limpeza e manutenção também alcança os belos   mirantes da cidade, como os da Piedade e do chamado Plano Inclinado.