A partir do tema “Traduções Orais e Herança Cultural”, o Projeto Aesop vai realizar duas atividades gratuitas e abertas para o público ilheense. Nesta quinta-feira (06), a partir das 14 horas, será realizado um workshop no tema “Contação de Histórias”, no Centro Cultural Dilazenze. Já no sábado (08), haverá apresentação do espetáculo “Histórias do Bataclan”, às 9 horas, e será transmitido pelo Facebook da Cooperbom Turismo, entidade que organiza as ações locais.

Tanto o Workshop quanto a apresentação local serão feitas pelos artistas do Grupo Teatro/Circo Maktub, que possuem quase duas décadas de experiência na técnica de contação de histórias. As inscrições para a oficina devem ser feitas no local e há limitação de 30 vagas. Ela possui carga horária de quatro horas e contará com certificação internacional.

Já o espetáculo “Histórias do Bataclan” integrará o Festival Internacional do Projeto Aesop, que também contará com apresentações dos demais países que fazem parte da iniciativa: Grécia, Espanha e Vietnã. O Grupo Teatro/Circo Maktub trará parte do seu já consagrado espetáculo que há 17 temporadas encanta nativos e turistas, narrando o auge e a decadência da sociedade sul- baiana, através do ciclo do cacau. Tudo poderá ser acompanhado pelo perfil do Facebook da Cooperbom Turismo de Ilhéus.

O Projeto Aesop foi iniciado em 2019, incluso no Ano Europeu do Patrimônio Cultural que reconheceu a tradição oral como fonte potencial de desenvolvimento. Em função da pandemia de Covid-19, as ações coordenadas pelo grupo grego Teatro Aeroploio – Topos Allou precisaram ser suspensas e, após atividades presenciais na Grécia e no Vietnã, coube ao Brasil encerrar o ciclo de trabalhos. A iniciativa é co-financiada pelo Programa Erasmus + da União Europeia e coordenada no Brasil pela Cooperbom Turismo Ilhéus.