Aconteceu no último sábado, 7 de maio, o encerramento do projeto “Meninos Guerreiros”. A ação foi realizada através da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), autarquia vinculada a Prefeitura de Ilhéus, em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). O projeto levou atividades para estudantes de 7 a 12 anos de idade que moram em comunidades da zona sul, estimulando a conscientização ambiental.

Foram quatro sábados de aprendizado, tanto para as crianças como para os orientadores. Todas as atividades foram desenvolvidas nas imedicações da Maramata, localizada no bairro Nova Brasília, zona sul de Ilhéus. Entre as atividades, a que mais chamou a atenção das crianças foi a trilha, onde tiveram oportunidade de fotografar locais próximos à praia que, pela ação humana, viraram depósitos de lixo.

As atividades foram acompanhadas por estudantes do curso de Biologia da Uesc. Devido ao sucesso e também para atender ao pedido das crianças, a Maramata pretende dar continuidade ao projeto, dessa vez com novas oficinas, salienta o presidente do órgão, Fred Andrade.