Diante do alarme e da alta destruição que vem ocasionando as drogas em muitas famílias ilheenses, o Vereador Cosme Araújo apresentou e foi aprovado o Projeto de Lei nº 083, que dispõe da implantação do Conselho Municipal Antidrogas, em face do consumo assustador de drogas ilícitas pelos jovens e adolescentes no município de Ilhéus.

“Nosso município não pode se manter a margem da real situação. Deve integra-se na ação conjunta e articulada de todos os órgãos estaduais e federais que compõem o Sistema Nacional Antidrogas. Como seres humanos e parlamentares, temos a obrigação de dar a nossa contribuição à Causa”, pontua Araújo.

O PL visa organizar os esforços e iniciativas de todos no engajamento e colaboração, por meio do desenvolvimento das ações referentes à prevenção do uso indevido de drogas, bem como daquelas relacionadas com o tratamento, recuperação e principalmente, inserção social de indivíduos que apresentem transtornos decorrentes.

São drogas ilícitas: maconha, cocaína, crack, ecstasy, LSD, inalantes, heroína e outras. Por serem proibidas, as drogas ilícitas entram no país de forma ilegal através do tráfico que promove a comercialização negra, ou seja, a comercialização feita sem a autorização das autoridades. Dentre as consequências que as drogas ilícitas trazem pode-se dar ênfase à violência gerada por elas em todas as fases de produção até o consumidor final. As demais consequências são: arritmia cardíaca, trombose, AVC, necrose cerebral, insuficiência renal e cardíaca, depressão, alterações nas funções motoras, perda de memória, disfunções no sistema reprodutor e respiratório, câncer, espinhas, convulsões, desidratação, náuseas e exaustão. Além de todo o prejuízo à saúde, as drogas vêm destruindo famílias.O projeto segue agora para a sanção do executivo.

Os conselhos antidrogas são espaços de partilha de poder, de ampliação da esfera pública e necessitam de participação comprometida, democratização e discussão das políticas públicas, fiscalizando o pleno desenvolvimento das ações referentes à redução de demanda de drogas, junto aos diversos setores da comunidade, coordenando as atividades de todas as instituições, sejam elas estaduais ou municipais e os movimentos comunitários, entidades organizadas e num trabalho em rede.

Assessoria do Vereador Cosme Araújo/CA.
cosmearaujo.vereador@gmail.com