Preocupado com a qualidade de vida das pessoas que possuem Lúpus, o vereador ilheense Cosme Araújo (PDT) apresenta nesta 4ª feira, dia 13 de maio, Projeto de Lei que cria no município de Ilhéus, o Dia Da Consciência e Atenção aos Portadores de Lúpus.

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença crônica e autoimune, e por isso, não tem cura. Pode afetar pessoas de todas as raças e sexo. Entretanto, as mulheres abrangem o maior número de pacientes. O LES pode ocorrer em qualquer idade, porém é mais frequentemente em pessoas entre 10 e 50 anos.

Os principais sintomas da patologia são a fadiga, febre, alergias e perda de apetite. Os outros sintomas variam de acordo com a parte do corpo infectada. Para ser diagnosticado, é necessário ter quatro dos 11 sinais típicos da doença.

O diagnóstico deve ser feito por meio de exames de análise laboratorial e físico. O Lúpus exige acompanhamento e cuidado de especialistas para que o paciente seja bem assistido e tenha boa condição de vida.

Pra o autor desta proposição, ao defender este PL, Cosme Araújo argumenta que “a saúde é um direito constitucional e, como representante do povo, é meu dever legislar para que todos tenham boa qualidade de vida”, pontua.

Internacionalmente já existe o Dia da Conscientização dos portadores de Lúpus, porém, se faz necessário este projeto em Ilhéus, vez que a matéria visa alertar a importância do conhecimento público sobre a doença e os cuidados prestados aos pacientes no munícipio “É fundamental que o Executivo através da SESAU incentive medidas de mobilização, conscientização e orientação sobre o problema”, adverte Cosme Araújo.