O Vereador Cosme Araújo (PDT), protocola na próxima semana na secretaria do legislativo ilheense, projeto de lei que dispõe sobre os cuidados ao combate ao câncer de pele no município e institui no calendário oficial da cidade, o ‘Dezembro Laranja’, comemorado anualmente.

Iniciativas como outubro rosa e novembro azul já são realidades em municípios do país, sendo campanhas que, compatíveis com a redação do art. 198 da Constituição Federal e Lei Orgânica do Município, conscientizam pessoas para se previnam contra o câncer de mama, câncer de próstatas e doenças cardíacas.

Neste sentido, já é promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia o ‘Dezembro Laranja’, que, segundo o INCA, o câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil.

Para o autor do projeto, Cosme Araújo, cabe à secretaria de saúde fornecer ao público em geral informações pela conscientização para a prevenção contra o câncer de pele, através de mutirões e, especialmente em dezembro, iluminar os prédios públicos com a cor laranja.

Por Elias Reis.