O Vereador Cosme Araújo (PDT) mais uma vez sai na frente e o Projeto de Lei nº 002/2016 de sua autoria, que dispõe sobre a obrigatoriedade de tornar subterrânea parte do cabeamento instalado no município de Ilhéus, será votado nesta 3ª feira, 22.

As empresas e concessionárias que utilizam do território do Município de Ilhéus para desenvolvimento de suas atividades ficam obrigadas a realizar a substituição gradativa das redes aéreas de distribuição de telefonia, de comunicação de dados via fibra óptica, de televisão a cabo e de outros cabeamentos, por rede de infraestrutura exclusivamente subterrânea.

As obras para substituição das redes aéreas existentes por redes subterrâneas deverão ser executadas e concluídas dentro do prazo máximo de 5 (cinco) anos, contados a partir da vigência desta lei.

Todas as despesas relativas à substituição das redes aéreas existentes por redes subterrâneas correrão por conta das empresas e concessionárias de energia, de telefonia, de comunicação de dados via fibra óptica, de televisão e de quem mais faça uso de redes aéreas.

Para Cosme Araújo, esta proposição tem por objetivo instituir a obrigatoriedade as concessionarias, empresas estatais e prestadoras de serviço que operam com cabeamento na Cidade de Ilhéus a tornar toda essa estrutura subterrânea, oferecendo maior segurança aos munícipes. “Atualmente podemos ver no centro da cidade de Ilhéus que em cima dos postes existe um verdadeiro emaranhado de fios e cabos, dos mais diversos serviços prestados, o que acaba por gerar uma enorme poluição visual, além de ser extremamente perigoso. A Central de Abastecimento do Malhado, como exemplo, existe um risco eminentes de acidente” pontua o parlamentar.

Ademais, percebe-se que em muito dos casos, vários cabos não possuem qualquer ligação ou serventia, estando subutilizados e promovendo a degradação do espaço público., influenciando negativamente para o meio ambiente artificial.

ASSESSORIA.