O Vereador Cosme Araújo (PDT), apresenta nesta 3ª feira, 10, à secretaria da Câmara Municipal de Ilhéus, projeto que fica obrigado o Município de instalar forno crematório através de iniciativa própria ou através de convênio com Serviços Funerários.

A instalação do crematório obedecerá às normas ambientais necessárias através dos órgãos de defesa do meio ambiente em nível municipal, estadual e federal.

Muito se tem discutido sobre a melhor e mais correta ou eficiente maneira de destinação de cadáveres, sem que a decomposição destes venha a causar a contaminação do solo e das águas, fato comum em processos mal operados ou mal concebidos.

A cremação vem sendo difundida como uma alternativa bastante viável tanto em termos econômicos como ambientais, proporcionando uma economia na utilização de áreas e causando menos impactos que a destinação comum em cemitérios.
Para o autor do projeto, Vereador Cosme Araújo, a falta de vagas nos cemitérios da sede do município, devido à inércia da administração pública, têm feito com que moradores busquem espaços sem nenhuma estrutura dos distritos, como cemitérios do Couto, Sambaituba e Banco da Vitória para enterrar os parentes.

Assessoria.