Itacaré será palco, nesta sexta-feira e sábado, dias 08 e 09 de abril, da primeira edição do Oxe, é Jazz, uma realização da Mais Ações Integradas com patrocínio do Governo do Estado da Bahia e apoio da Prefeitura Municipal de Itacaré, que busca trazer boa música e revelar grandes talentos. O evento acontecerá sempre a partir das 17 horas, na Praça da Mangueira, no bairro da Pituba, e é aberto ao público. Com a curadoria de Eric Assmar, o projeto contará com nomes como Juvino Filho Quarteto, Saravá Jazz, Sandy Hill e Putorkestra.

 

De acordo com a programação, na sexta-feira, dia 8, o clarinetista residente em Ilhéus, Juvino Filho Quarteto, faz um repertório que mescla o jazz com o choro e o universo da música popular brasileira, com uma formação que inclui clarinete, acordeon, bateria e baixo. A sequência da noite contará com Saravá Jazz Bahia. A banda de Salvador liderada pelo guitarrista e pesquisador musical, Márcio Pereira, funde vertentes da música negra brasileira com elementos do jazz.

No sábado, a cantora americana de blues/jazz/soul, residente em Itacaré, Sandy Hill, apresenta um novo trabalho em formato de quinteto. Também se apresenta o quarteto Putorkestra. Liderado pelo saxofonista Zezo Maltez, de Ilhéus, o grupo já se apresentou em alguns festivais e desenvolve um trabalho predominantemente autoral.

Oxe, é Jazz – O Jazz surgiu no Sul dos Estados Unidos e mistura vários ritmos afro-americanos. No estado que tem a capital com mais negros fora da África, acontece a primeira edição do evento que visa propagar o ritmo em diferentes partes da Bahia. O evento terá noites inspiradas em nomes como Louis Armstrong, Billie Holiday e Miles Davis. O evento acontece nos meses de abril e maio, em um final de semana por mês.

Sobre o jazz – O ritmo surgiu entre 1890 e 1910 em Nova Orleans. Marcado pela improvisação, o swing e os ritmos não lineares, em suas raízes na música negra americana. A maior influência do jazz foi o Blues, também derivado das canções de trabalho dos negros.

Com o passar dos anos, muitos sub-gêneros surgiram dessa mesma raiz. São estilos de jazz Swing e Big bands (os primeiros estilos jazzísticos de destaque), Bebop e Hard bop (Estilos de jazz mais “radicais”, com sonoridades mais complexas e rápidas), Cool jazz e Soul jazz (Apresentam maior suavidade e linhas melódicas maiores), Free jazz (estilo mais experimental, livre e descompromissado com a simetria sonora), Fusion jazz (mesclado com rock) e o latino (misturado com os ritmos da região).

Eric Assmar – Vencedor do Prêmio Caymmi de Música como “Melhor Instrumentista” (2015), o guitarrista, cantor e compositor baiano Eric Assmar é um dos principais nomes da nova safra de artistas de blues e rock do Brasil e tem três álbuns solo lançados: “Eric Assmar Trio” (2012), “Morning” (2016) e “Home” (2022).

Como músico e artista, atuou ao lado de nomes como Os Panteras (Raul Seixas), André Christovam (pioneiro do blues no Brasil), Flávio Guimarães (Blues Etílicos) e realizou uma série de shows em festivais, como o SXSW (Austin/Texas, Estados Unidos, 2009), VI Festival de Blues de Londrina (Londrina/PR, 2016), além de apresentações no circuito de casas de blues em grandes cidades do exterior, como Nova Iorque, Toronto e Londres. Para além de sua atuação como músico, também é pesquisador, professor de guitarra blues, Doutor em Música (PPGMUS/UFBA) e Mestre em Etnomusicologia, pela mesma instituição.