Foi aprovado no legislativo ilheense em maio último, o PL nº 060/2014 do Vereador Cosme Araújo (PDT), que dispõe sobre a obrigatoriedade da caracterização e segregação dos resíduos dos serviços de saúde, conhecido como lixo hospitalar. POR CAPRICHO E POLITICAGEM DO PREFEITO ATÉ O MOMENTO NÃO FOI SANCIONADO. Aliás, aqui em Ilhéus o prefeito não respeita a lei, especialmente nos quesitos tramitação e prazo. Já a Mesa diretora da Câmara de Ilhéus, por sua vez, é um ZERO A ESQUERDA que nada cobra. Literalmente o Regimento Interno e Lei Orgânica foram jogados no lixo.

Para os parlamentares que votaram favorável a este projeto, esta é uma medida extremamente importante, pois os hospitais públicos e privados, postos de saúde, clinicas médicas, odontológicas, veterinárias e farmácias, obrigadas a efetuarem o trabalho de caracterização de todo lixo produzido.  FALTA DE AÇÃO DO PREFEITO VEM PERMITINDO DESTARTES DE RESÍDUOS HOSPITALES EM REDE PLUVIAL E ATÉ MESMO EM LICO COMUM, como foi noticiado recentemente pela imprensa.

De acordo com o vereador, o lixo deve ser separado para coleta na seguinte conformidade de material: infectante, de uso comum, de farmácia, de nutrição, de embalagem, de radioterapia e outros. “Sabemos que são extremamente graves os problemas de infecção hospitalar ou de transmissão de doenças disseminadas pelo lixo hospitalar, e o objetivo desse projeto é prevenir a ocorrência de enfermidades, sejam em funcionários e pacientes desses estabelecimentos de saúde, ou na população em geral”, finaliza Cosme Araújo.