O PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA – PSDB/ILHÉUS vem através da presente MOÇÃO DE DESAGRAVO REFUTAR com veemência a reprovada conduta do Dr. Fábio Vilas Boas que sem argumentos para responder ao questionamento do nosso filiado UILDSON NASCIMENTO, ex-Secretário Municipal de Saúde de Itabuna sobre a inadequação de 15(quinze) aparelhos respiradores para uso de pacientes infectados por COVID-19 enviados pela SESAB  para aquele município, num ato incompatível e destoante com o cargo que exerce, optou por ofendê-lo moral e profissionalmente se desviando do foco da questão, quando assim se posicionou no dia 11 pretérito através do conceituado blog Políticos do Sul da Bahia:

“…O ex-secretário de Itabuna confirma com suas declarações o quanto estava despreparado para assumir a função que ocupou. Sua qualificação técnica como gestor e inabilidade política se tornaram evidentes ao longo da gestão,  o que culminou com a correta exoneração decretada pelo prefeito Fernando Gomes”.

A opinião do Dr. Fábio Vilas Boas esvai-se na mentira e se confunde com um palpite infeliz porquanto vazia de conteúdo fático, também, desprovida de autoridade para medir, avaliar e emitir juízo de valor acerca da capacidade de Uildson Nascimento, cuja lisura, comportamento ético, conduta irretocável e notável saber técnico demonstrado durante a sua gestão na Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna são motivos de elogiosos comentários e reconhecimento público do Prefeito Fernando Gomes. O caos instalado na Saúde baiana decorre da política cruel, empirista e discriminatória desenvolvida e aplicada a “fogo e ferro” pelo Governo do Estado da Bahia que acarreta e sobrecarrega a vida dos municípios do interior sem prestar qualquer satisfação às suas populações, vitimas dessa desastrosa política, a exemplo de fechamento de hospitais e se a habilidade política na visão do gestor da SESAB importa em omissão e silêncio do seu auxiliar ante os “equívocos” do seu chefe para manter-se em cargo público, o nosso filiado como já demonstrou em outras ocasiões, não se servirá a esse papel ridículo e subserviente. Portanto, Uildson Nascimento não deve ser responsabilizado pela “indigestão administrativa” do governo do Estado da Bahia/SESAB.

Ao se manifestar sobre as especificações dos Respiradores, o Secretário Fábio Vilas Boas não respondeu ao questionamento  e  suscita dúvidas para outras indagações:

“Quanto aos respiradores outras 60 unidades estão em operação em unidades do Estado funcionando perfeitamente. As especificações desse aparelho atendem ao que precisamos para a maioria dos pacientes alvo na atual situação de pandemia”.

Destarte, O PSDB/ILHÉUS reitera a presente Moção de  Desagravo  e indaga a SESAB:

1– Se apenas 60 unidades usam respiradores com essas especificações, quantas e quais são as outras unidades hospitalares na Bahia que usam respiradores com especificações diferentes?

2  -Os respiradores usados no combate a COVID-19 em hospitais públicos e conveniados, clínicas e UPAS da Região Metropolitana de Salvador têm as mesmas especificações que os respiradores enviados pela SESAB ao município de Itabuna? Cotejando os diferentes respiradores e as suas respectivas especificações, quais atendem plenamente a todos os infectados pela COVID com eficiência, eficácia e efetividade e não apenas a uma maioria?

3 – O que pretendeu dizer o Secretário Fábio Vilas Boas ao afirmar: “atendem ao que precisamos para a maioria dos pacientes alvo na atual situação de pandemia”? Seria que a minoria pode morrer pela inadequação de uso do equipamento?

Espera-se resposta do Chefe da SESAB.

Ilhéus/Bahia, 23 de junho de 2020.

Alan Marinho

Presidente da Comissão Provisória do PSDB/ILHÉUS