O partido, pela primeira vez, lançou uma chapa única que aglutina todas as correntes internas da sigla que vai comandar o partido nos próximos dois anos
Neste domingo (19) foi realizada a IV Convenção Municipal do Diretório do PSOL de Ilhéus que debateu sobre a conjuntura política do país e elegeu a nova Direção que vai comandar sigla no município durante os dois próximos anos. O ex-candidato a Prefeito, Jorge Luiz, foi eleito para ocupar a função de Presidente do Diretório e Ruy Penalva, Vice-Presidente.

Pela primeira vez na história do PSOL de Ilhéus foi montada uma chapa única que reuniu as correntes internas do partido no Estado como a APS, PSOL da Resistência, Rosa Zumbi, Insurgência, MES e o RAIZ , partido que está em processo de legalização.

De acordo com o Presidente recém-eleito, Jorge Luiz, foi feito um esforço de criar uma unidade interna da sigla no município devido ao contexto político de ataque aos trabalhadores originados pelo Governo ilegítimo e golpista de Michel Temer. ” Vamos nos consolidar como oposição à gestão municipal do PSD que é uma extensão do Governo de Michel Temer. A Prefeitura de Ilhéus está junto com Temer tentando implementar reformas que vão prejudicar o povo brasileiro. O nosso objetivo é fazer com que o partido dialogue com as bases populares em defesa dos direitos da cidade, dos direitos dos cidadãos! Vamos cobrar que as políticas públicas beneficiem a população mais carente do nosso município!” , garantiu Jorge Luiz.

O recém-eleito Vice-Presidente do Diretório de Ilhéus, Ruy Penalva, destacou a importância da unidade do PSOL na cidade, a necessidade de ampliar a base do partido no município, promover reuniões com maior frequência, fortalecer os sindicatos locais, os movimentos estudantis, aproximar os jovens, criar mecanismo de inclusão e participação das mulheres na estrutura partidária e realizar debates sobre a comunidade LGBT e a população negra.” Nós vamos fazer uma atuação para além do processo eleitoral! Vamos fazer um trabalho de conscientização e mobilização sobre os principais problemas que mais afetam a população da cidade. Temos que fazer um trabalho de formação política da nossa militância e acompanhar o processo de acesso às políticas públicas dos cidadãos de Ilhéus “, enfatizou Ruy Penalva.

De acordo com o Presidente Estadual do PSOL Bahia e Dirigente Nacional, Ronaldo Santos, o partido resolveu mais uma demanda política. Segundo o psolista, o PSOL da cidade terá muito o que contribuir ao Partido na região. ” É preciso que tenhamos unidade na ação política em todos os espaços que o PSOL esteja. E em Ilhéus, hoje, podemos comemorar porque temos um PSOL unificado”, pontuou Santos, ex-candidato a Vice -Governador nas eleições de 2014.
Para a professora da UESC, Maíra Tavares Mendes, representante da pasta de Comunicação da nova Diretoria, a principal meta será unificar o partido com o intuito de enfrentar os desafios impostos pela tentativa de retirada dos direitos, a exemplo das reformas da Previdência e Trabalhista, e tornar o PSOL uma referência na luta contra o carlismo e o neocoronelismo representado pelo PT.

” Para isso, a gente vai precisar ter uma cultura de escuta. Fazermos mobilizaçoes das nossas bases. Vamos elaborar um Plano de Ação que contemple as diversas tendências internas do PSOL e que reflitam os principais problemas da população de Ilhéus. Estamos muito esperançosos em unificar o partido no município para fazermos enfrentamentos de forma coletiva”, ressaltou a dirigente Maíra Tavares.

Participaram do evento, Paula Corade e Tostão, representantes da Comissão da Executiva Nacional, o Presidente Estadual do PSOL na Bahia , Ronaldo Santos, Danilo Moura e Rafael Digal, membros da Executiva Estadual do Partido Socialismo e Liberdade e a liderança Linnesh Ramos, da Executiva de Salvador.

Ascom PSOL BA Jaqueline Barreto (71)987887261/991337802