Em meio a toda indefinição em torno de um nome de peso para enfrentar o PT nas urnas, a senadora Lídice da Mata (PSB), após aparecer bem posicionada nas últimas pesquisas de intenção de voto, estaria sendo valorizada dentro da base aliada do governador Rui Costa. Conforme informações chegadas à Tribuna, o PT, por não ter um nome natural e forte para entrar na disputa contra o prefeito ACM Neto (DEM), a estratégia seria dar fôlego à candidatura da senadora com a perspectiva de indicar um petista para a vice na composição da chapa socialista.

Procurado pela Tribuna, o secretário de Relações Institucionais do governo Rui Costa, Josias Gomes, responsável pela articulação política do Palácio de Ondina, não negou a possibilidade. “Isso está em aberto. Não há uma decisão, a priori, de como vamos concorrer em 2016 em Salvador”, apontou.

A senadora, por sua vez, negou ter conversado com o PT sobre o acordo para o ano que vem, mas também deixou a possibilidade em aberto. “Nunca conversei com o PT sobre esse assunto. Eu acho que as eleições de 2016 vão acontecer em um cenário bem diferente dos outros anos, com regras diferentes.

O PSB prefere iniciar discutindo essas novas regras, discutindo sua estratégia”, lembrou a parlamentar. A socialista ressaltou que é prematuro tratar seu nome hoje como uma pré-candidata. “Claro, se for candidata, estarei aberta a todos os partidos que compõem o mesmo campo político que eu pertenço. E o PT é um deles”. No levantamento feito junto à população soteropolitana nesse mês de outubro, o Instituto Paraná Pesquisas apontou que a senadora é a aliada de Rui que aparece em melhor colocação atrás do prefeito ACM Neto.

Josias diz que é muito cedo para tratar de 2016
PT poderá dar fôlego ao nome de Lídice da Mata para 2016 1
Josias Gomes, o titular da Serin, é deputado federal licenciado e ex-presidente do PT na Bahia e concorda com outros petistas que dizem ser muito cedo para se deixar levar por pesquisas eleitorais, como a que coloca Lídice em segundo lugar em um cenário estimulado. “Pesquisa a quase um ano da eleição diz muito pouco. Aliás, as últimas eleições na Bahia mostraram que é preciso ter um certo cuidado com pesquisas. A pesquisa indica o cenário daquele momento que ela é feita”, avisou, se referindo à eleição de 2014, onde o então candidato ao governo do estado pelo DEM, Paulo Souto, era visto como favorito na disputa, mas perdeu para o governador Rui Costa já no primeiro turno.
O nome de Lídice da Mata compõe o quadro que o governador Rui Costa quer montar em 2016, de modo a pulverizar candidaturas da sua base aliada para enfrentar o prefeito ACM Neto (DEM) e levar a disputa para o segundo turno, onde acredita que teria maiores chances de derrotar o democrata. Na lista do chefe do Executivo, estão o deputado estadual Sargento Isidório (sem partido), a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) e o vereador Edvaldo Brito (PTB). Desses nomes aliados, a deputada Alice já expressou publicamente o desejo de ter o apoio do governador e do PT, no entanto, a sigla que hoje comanda o estado ainda não bateu o martelo sobre o cenário de 2016. Há poucos meses, o PT municipal em Salvador anunciou que teria candidato próprio na disputa, mas a ideia não ganhou força no diretório estadual e questão segue indefinida.