Treinada por um soldado da Polícia Militar da Bahia, a lutadora de MMA Amanda Nunes mostrou, no último sábado (08), no UFC Nashville, nos Estados Unidos, que é uma das candidatas ao cinturão peso-galo, que pertence a Ronda Rousey. A baiana finalizou Sara McMann, que já disputou o título da divisão, no mata-leão, aos 2m53s do round inicial, e conquistou o resultado mais expressivo de sua carreira no MMA. Em sétimo lugar no ranking oficial da organização, a atleta da ATT venceu a quarta colocada e, aos poucos, se aproxima do topo.

“Todos acham que sou fraca no solo, mas meu background é no jiu-jítsu e no judô. Às vezes não mostro na luta, mas consegui hoje (Sábado). Sou do grappling. Estou pronta, sou uma leoa. Sei que a Ronda tem uma luta pelo caminho, mas estou aí, de repente posso ser a próxima”, disse a vencedora, que bateu Shayna Baszler, em maio, no Rio de Janeiro.

Primeira mulher da Bahia contratada pelo UFC, Amanda é soteropolitana, nasceu em 1988, e hoje faz parte da Equipe Americana Top Team, em parceria com sua Equipe original a TEAM Gilmar MMA, onde é treinada pelo policial militar Gilmar Mota. Gilmar divide a atividade esportiva com a atuação como soldado da PMBA, há 21 anos, lotado do 18º BPM, do Pelourinho. Ao contrário do que costuma acontecer, nesta luta Gilmar não esteve no octógono devido a problemas com o visto, mas a Leoa enviou mensagem para ele via whats app.

“Nossa estou muito feliz viu moleque. Graças a Deus e a essa energia que só você tem deu tudo certo. Suas mensagens me motivaram muito. Você fez parte disso diretamente. Todo mundo que chega na sua energia é vitorioso. Estou trilhando meu caminho, estamos juntos e vamos continuar”, disse a Leoa.

Gilmar concorda com Amanda quando ela diz que está pronta para enfrentar a poderosa Ronda. “Ela não era favorita nas apostas, foi lá e mais uma vez mostrou que é a melhor. Minha guerreira está no auge da carreira e achei um equivoco do UFC não ter escolhido ela para a última luta de Ronda. A Leoa está pronta pra disputar este cinturão”, disse Gilmar.

A Luta – O início de Amanda Nunes foi animador. A “Leoa dos Ringues” mostrou que a defesa de queda estava em dia ao bloquear uma tentativa da adversária. Nem mesmo quando arriscou um chute rodado e deu as costas para a americana, a brasileira ficou em perigo. Ela se levantou e, na trocação, conectou um forte cruzado, que levou a adversária a knockdown. A baiana aplicou dura sequência e, ao pegar as costas, encaixou o mata-leão, sacramentando o triunfo.