José Henrique Oliveira é morador do bairro Nelson Costa, zona sul da cidade. Mesmo residindo longe da área central de Ilhéus, ele fez questão de dar a sua opinião a respeito do que espera para o futuro da avenida Soares Lopes, um dos principais cartões-postais da cidade. “A avenida é de todo mundo, de toda a cidade. Por isso também quero dar a minha opinião”, justificou sua iniciativa.

A partir de hoje e nos próximos 30 dias, o ilheense vai poder dizer o que pensa sobre a avenida e o que espera para ela nos próximos anos. A Câmara de Vereadores de Ilhéus está realizando uma escuta pública para saber a opinião da cidade. A avenida seria uma área para novos empreendimentos públicos? Ou espaço apenas para lazer e entretenimento? Você conhece a biodiversidade da praia da avenida? Costuma ir com frequência à Soares Lopes? Que problemas você enxerga nela? Já ouviu falar no Parque Marinho Pedra de Ilhéus?

Estas são algumas perguntas que constam na pesquisa disponibilizada para o cidadão e cidadã de Ilhéus. Além de uma urna instalada na portaria da Câmara, também está sendo disponibilizada uma versão online da pesquisa. Os que optarem por este modelo de votação devem clicar no link https://forms.gle/8PYmL9NZQptuDA2aA e opinar. O resultado deste trabalho irá servir como base para a elaboração de um parecer da Comissão da Avenida Soares Lopes, grupo criado pelo presidente Jerbson Moraes (PSD) para debater as alternativas de ocupação da avenida nos próximos anos. A comissão é formada por sete membros do Poder Legislativo e conta com a presidência do vereador Vinícius Alcântara (PV).

“O formulário tem três objetivos”, destaca Vinícius: subsidiar os trabalhos da Comissão Especial, ouvir a comunidade de forma qualificada e estimular que as mudanças aconteçam de forma participativa. “Política pública se faz com análise de dados, participação comunitária e conhecimento”, assegura o parlamentar.

Paralelamente à pesquisa, a Comissão realizará outras agendas importantes nos próximos 90 dias, prazo em que a comissão deverá apresentar um parecer técnico sobre a avenida Soares Lopes e sua ocupação. Serão realizadas audiências públicas, setorizadas e institucionais.

Nesta quarta (25), às 13h30min, acontecerá uma reunião da comissão da Câmara com arquitetos e biólogos da cidade. Três assuntos vão nortear o encontro: o Projeto Urbanístico Burle Marx (1985), o Plano de Desenvolvimento Local e Integrado do Município (1986) e o Projeto Orla – um recorte da avenida Soares Lopes (2007). Para este encontro foram convidados os especialistas Bruno Sitta, Alan Dick Megi, Marilene Lapa, Rute Colares e Mateus Galvão.