A secretária municipal de Educação, Eliane Oliveira, e o superintendente de Obras da secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Ilhéus, Rafael Castro, realizaram, nesta quinta-feira, 30, a vistoria dos serviços emergenciais de recuperação da Creche Dom Eduardo, situada no bairro São Francisco (antiga Prôa), na zona sul da cidade. A unidade é a única creche própria da rede municipal de ensino, e atende a 102 crianças.

Fechada desde o ano passado, a obra foi autorizada pelo prefeito Mário Alexandre para a recuperação do telhado e revisões nas áreas elétrica e hidráulica. De acordo com Rafael Castro, além dos serviços emergenciais, têm sido feitos outros reparos, a exemplo da  reposição de vidros e recomposição das janelas, colocação de novas calhas nos telhados, gradil de ferro em todas as janelas e portas, e reformas de todos os banheiros.

Localizada em um amplo espaço, cercada de muito verde e árvores frutíferas, a Creche Dom Eduardo deve ser reinaugurada no próximo mês de dezembro, permitindo que as crianças usufruam de um a nova escola, com instalações mais adequadas e dignas para a educação infantil. “Planejamos um novo refeitório, para que as crianças possam fazer suas refeições de forma agradável e saudável”, afirmou a secretária Eliane Oliveira.

A creche Dom Eduardo dispõe de sete salas de aula amplas e arejadas, dotadas de ventiladores, sala de informática com 10 computadores, almoxarifado, refeitório amplo, ambiente com lavatórios para higiene bucal, três merendeiras, cardápio variado elaborado por nutricionistas com três refeições diárias, quatro banheiros coletivos (feminino e masculino), 12 professores e três estagiários para a “sala do soninho.”

Cento e duas crianças são atendidas na unidade, na faixa etária de seis meses a três anos. Mas, devido à demanda, crianças de três a cinco anos de idade também são atendidas no local. Segundo a secretária de Educação, a volta das crianças à creche, além de proporcionar mais conforto, também será um fator de economia aos cofres públicos.

“Aqui, elas podem correr à vontade, brincar, conviver com o verde, tudo isso, somado ao aprendizado em sala de aula. Estamos lutando muito para que as nossas crianças tenham educação com qualidade e responsabilidade”, acrescentou Eliane. Com brilho nos olhos, a vice-diretora da creche, Maria da Glória da Silva Santos, não vê a hora de poder adentrar a escola e encontrar tudo limpo, o parquinho reformado, além da ampliação dos espaços. “Poder atender às necessidades destas crianças com dignidade e respeito, mexe com a gente”, salientou emocionada.