O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Rosemberg Pinto (PT) celebrou as publicações no Diário Oficial da Bahia, neste sábado (14), de diversos convênios entre o Governo do Estado e Municípios do Litoral Sul para pavimentação de ruas, reforma e urbanização de praças, construção de casas, ponte e Casa de Cultura. Almadina, Aurelino Leal, Arataca, Coaraci, Itajuípe, Ilhéus, Itapé, Santa Luzia, e Ubaitaba são algumas das cidades contempladas.

“Este volume de investimentos para o Litoral Sul é mais uma demonstração da atenção que o governador Rui Costa tem com o território. Tenho satisfação em participar como articulador de muitas destas obras, que vão oferecer melhor qualidade de vida com cultura, novas praças e muita pavimentação, além das construções de novas casas para quem as perdeu em dezembro”, afirmou o parlamentar, representante da região junto ao Governo e ao Legislativo baiano.

Pavimentação

Em Almadina, ruas e travessas dos bairros Massaranduba e Liberdade serão pavimentadas, o mesmo ocorrerá nos bairros Berimbau I, Berimbau II, Cemitério, Antônio Leal, Joia, Colina E Centro, em Coaraci.

Ubaitaba receberá nova pavimentação de diversas ruas, inclusive com drenagens (profunda e superficial) nos bairros Armando Uzêda, José Almir e Zitão, este último também contará com sinalização. Ainda receberão paralelepípedo as ruas 1, 2, 3, 4, 9 e 10 do bairro Humberto Barbosa, em Aurelino Leal.

Mais de R$ 18 milhões serão destinados para pavimentação, drenagem e sinalização de ruas de Almadina, Aurelino Leal, Coaraci e Ubaitaba.

Praças

Os municípios de Itapé e Santa Luzia receberão, respectivamente, obras de urbanização da Praça do Fenelon e a reforma da Praça Almir Nonato, no Centro. Já em Arataca, 14 unidades habitacionais serão construídas e o entorno do Mercado Municipal passará por obras de revitalização e urbanização.

Infraestrutura e cultura

A população de Coaraci contará com um novo espaço comunitário com a Casa de Cultura, já na vizinha Itajuípe será construída uma ponte sobre o rio Almada – no centro da cidade e, em Ilhéus, o fechamento do canal do bairro Malhado.

Os convênios foram firmados com os Municípios via Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur), com prazo máximo de 12 meses.