A obra de recuperação da drenagem pluvial na Rua Portugal, no Bairro São Francisco, zona sul da cidade, continua uma porcaria só. Muita conversa e muitos releases. De concreto, absolutamente nada. A Rua permanece esburacada e intransitável. E o velho problema do alagamento continua como antes. “A prefeitura propagou que estaria resolvendo toda a situação, mas, infelizmente não passa de oba-oba. Nada é feito, prejudicando inclusive nós empresários e pequenos comerciantes”, afirma revoltado um empresário do local.

“O grande problema daquela área é a enorme quantidade de ligações clandestinas de esgotos sanitários na rede de drenagem pluvial (água da chuva), pelo fato daquele bairro ainda não possuir uma rede de saneamento básico, que é uma responsabilidade da Empresa Baiana de água e Saneamento (Embasa)”. Trecho de uma nota da PMI, em dez/2013, numa justificativa sem efeito do superintendente de Obras da Sedur, da época.

Como se pode perceber, a prefeitura de Ilhéus, como sempre, culpa terceiros e vem protelando um serviço que é de competência do executivo. E, que fosse da Embasa, caberia à prefeitura tomar as providencias necessárias para que o serviço seja executado.

Os moradores, junto com o vereador Cosme Araújo (PDT), discutiram providencias legais a serem tomadas, diante da inércia e desídia do prefeito e seus prepostos.