O governador Rui Costa (PT) enviou à Assembleia Legislativa da Bahia-ALBA, um projeto de lei que facilita a progressão de carreira dos policiais e bombeiros militares. Caso aprovada, a medida vai permitir que o praça ou soldado atinja a formação de tenente em menor espaço de tempo em relação ao quadro atual. O gestor anunciou o projeto na manhã desta terça-feira (20), durante uma live em suas redes sociais.

“Nós tivemos aqui sucessivas reuniões, buscando organizar e dar um fluxo melhor para as carreiras, tanto a carreiras de oficiais, como também as carreiras de praças, cabos e soldados [sic]. Fizemos várias mudanças, no sentido de dar celeridade a essa progressão, buscando ocupar as vagas disponíveis na carreira de soldados, de sargentos e também, na chamada carreira de QOPM, que são os praças que evoluem para ocupar as funções de oficiais”, declarou Rui.

Segundo o governo do estado, a previsão é de que 4.256 vagas de promoção sejam ocupadas ainda neste ano. Ao assumir a patente de cabo, um soldado tem ganho salarial aproximado de 6%. Ao progredir para sargento, o ganho chega a 8,37%; e, de 1° sargento para subtenente, chega a 7,25%. Quando é promovido de subtenente a 1° tenente, o policial ou bombeiro militar tem ganho salarial médio de 30%.

Em relação a promoção de oficiais os ganhos salariais são muito maiores. Quando promovido de 1° tenente para capitão, o salto salarial chega a 20,20%. Já de capitão para major, o ganho é de 19,96%.