Salvador terá obras de contenção em 98 encostas, em Ilhéus somente promessas de Jabes 1O governador Jaques Wagner autoriza, nesta segunda-feira (19), às 11h, no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães, o início dos serviços de contenção de 98 encostas em diversos bairros da capital pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur).

As obras têm como objetivo reverter o quadro de risco de deslizamentos e desabamentos de moradias populares no período de chuvas. O investimento previsto é de R$ 156 milhões, captados junto ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para as áreas de risco.

De acordo com o presidente da Conder, Ubiratan Cardoso, as intervenções contemplam áreas identificadas como de risco alto e muito alto e, por isso, consideradas prioritárias no Plano Diretor de Encostas que norteia as ações do poder público na capital. “As obras de contenção em 98 localidades foram divididas em quatro grupos”.

 

Ilhéus

Salvador terá obras de contenção em 98 encostas, em Ilhéus somente promessas de Jabes 2A cidade sofreu com as fortes chuvas que caíram  em novembro de 2013, foram registradas várias ocorrências de deslizamento de encostas e alagamentos em diversos pontos da cidade. Até o momento o executivo municipal só fez promessas, atribuindo a demora nas obras de contenção a Coordenação Nacional de Defesa Civil, recentemente, a prefeitura de Ilhéus publicou matéria em seu site informando que durante reunião em Brasília, cobrou agilidade na liberação de recursos federais a ser aplicados nos morros da cidade, alegando não possuir recursos próprios para dar inicio as obras. A cada período de chuva, moradores das áreas de risco entram em desespero, a única ajuda da Defesa Civil local é sugerir a estes que abandonem suas casas.

O aposentado Sérgio Nascimento, morador da 3ª travessa do bairro Princesa Isabel, Ilhéus, relatou a reportagem da Folha que uma encosta que fica nos fundos de sua residência cedeu no temporal que ocorreu no mês de novembro de 2013, porém, ao procurar ajuda da Defesa Civil só foi atendido três meses depois com uma lona plástica.

O senhor Sérgio Nascimento nos enviou imagens da encosta que cedeu nos fundos da sua residência.

Imagens da encosta que cedeu em novembro de 2013 e da lona plástica que só chegou em março de 2014/Fotos: Sergio Nascimento.

 

Folha com informações do Correio da Bahia.