“Os desafios da regulação médica” é o tema de um seminário virtual que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu 192- Regional Itabuna, promove no período de 13 a 18 deste mês, sempre das 19 às 21 horas, contando com a presença de renomados profissionais do Brasil, que farão uma série de palestras. O evento faz parte das comemorações pelos 17 anos de implantação do serviço no município, que aconteceu no dia 12 de setembro de 2004.

A primeira delas, sobre o tema “Política Nacional de Atenção, Urgências e Portarias”, será proferida pelo médico Antônio Onimaru, especialista em  medicina de tráfego e secretário-geral da Associação  Brasileira de Resgate e Salvamento – ABRES. Com larga experiência na medicina de resgate, Onimaru também tem residência médica em emergências pela Universidade de Grenoble, na França.

Já no dia 14, a advogada Roberta Soares Aquino falará sobre “A ética na regulação médica”. Ela é graduada pela Universidade Estadual de Montes Claros (MG) e é  assessora jurídica do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas Gerais.

No dia 16, o especialista em Terapia Intensiva em Pediatria, Paulo de Tarso Monteiro, abordará o tema “Regulação Médica – Passo a Passo”. Com especialização em Medicina de Urgência do Samu na França, Paulo de Tarso é médico regulador do Samu-192 Metropolitano e preceptor da Faculdade de Medicina da Universidade de Salvador.

Já no dia 17, o seminário de aniversário do Samu-192 Regional Itabuna contará com a participação do enfermeiro Roberto Castro, que falará sobre “A atuação do Enfermeiro na Central de Regulação”. O profissional é instrutor  de Habilitação em Gestão de Vias Aéreas Avançadas e Acesso Intra-Ósseas, além de ser intervencionista do Samu de Diadema, São Paulo.

Para encerrar o ciclo de palestras, no dia 18, o anestesista titular da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, Ítalo Lopes de Carvalho, vai falar sobre a “Regulação Médica – Casos Clínicos”. O médico é responsável pela Coordenação de Residência Multiprofissional (Coreme) do Hospital Geral de Vitória da Conquista (BA) e  também é instrutor do Centro de Ensino e Treinamento (CET).