Será realizado no próximo dia 2 de julho o 1º Mutirão Nacional de Cirurgia Bariátrica, ação que sela o reconhecimento de Itabuna como referencia nacional na realização de cirurgias bariátricas por parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). Programada para o Hospital Calixto Midlej Filho, o Mutirão ocorre com seis pacientes sendo submetidos ao procedimento, ação que contará ainda com a presença de médicos convidados de diversas partes do Brasil. Os investimentos em tecnologia, infraestrutura e atualização das equipes de assistência promovidos pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna foram decisivos na consolidação do atual cenário.

Durante o Mutirão as cirurgias bariátricas serão realizadas pelo método de videolaparoscopia, técnica minimamente invasiva que proporciona uma mais rápida recuperação dos pacientes. O mutirão é uma parceria entre a SBCBM, Prefeitura de Itabuna, a Johnson & Johnson, a ONG Casa do Obeso e a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. “Para a Santa Casa é um momento importante de reconhecimento do perfil institucional, marcado pela promoção de serviços de saúde de alta complexidade e com grande relevância para a sociedade”, declarou o provedor, Dr. Almir Alexandrino do Nascimento.

O Mutirão tem a coordenação do médico cirurgião Dr. Fabrício Messias e apoio do vereador Glaby Carvalho de Andrade. Atualmente Itabuna realiza oito cirurgias bariátricas por mês, volume que representa quase metade das cirurgias bariátricas contabilizadas em toda a Bahia. Na cidade, 50% das cirurgias realizadas são gratuitas. Por isso, a SBCBM vai utilizar essa estrutura para minimizar a demanda por cirurgias e estabelecer o protocolo do Ministério da Saúde que dará início à ampliação do número de centros de obesidade no país.

O MUTIRÃO

O Hospital Calixto Midlej Filho está inteiramente mobilizado para o Mutirão. Das salas do Centro Cirúrgico, às enfermarias que receberão os pacientes, passando pela Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), equipes de fisioterapeutas, toda assistência ao paciente durante o internamento foi estudada. O Mutirão ainda contará com uma equipe específica do Serviço de Cirurgia Bariátrica com cerca de 20 profissionais, incluindo três cirurgiões bariátricos, dois anestesistas, duas psicólogas, uma nutricionista, duas enfermeiras, entre outros. Os seis pacientes que serão atendidos foram selecionados devido à obesidade mórbida, hipertensão severa e diabetes descompassada.