Promover o diagnóstico rápido e seguro sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, potencializar o tratamento e evitar óbitos. Este foi o objetivo da capacitação de atualização em epidemiologia e manejo clínico das arboviroses, como dengue, chikungunya, zika e febre amarela, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), na quarta-feira (8), no auditório da Faculdade Madre Thais.

Participaram da manhã de atividades, médicos, enfermeiros, estudantes universitários, entre outros profissionais de saúde. O evento coordenado pela Vigilância Epidemiológica do município, teve como palestrante, o médico Edmundo Patury. A capacitação levou em consideração que o manejo com o paciente é crucial para evitar agravamentos dos casos e garantir uma melhor assistência.

Articular bem os serviços, estabelecer fluxo de atendimento e assistência, e evitar óbitos por arboviroses, é fundamental, explicou a Chefe da Vigilância Epidemiológica e Endemias do município, Rosane Xavier Neves, ao acrescentar a importância de que “as unidades de saúde notifiquem os casos para que medidas imediatas possam ser estabelecidas. A saúde da população tem que estar garantida”.