A Secretaria de Cultura (Secult) de Ilhéus entregou kits de livros a espaços comunitários de leitura do município, na última quarta-feira, dia 13, em cerimônia realizada na Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho. A ação faz parte do Programa de Incentivo ao Livro e à Leitura da Secult e tem como objetivo enriquecer o acervo desses equipamentos, como forma de estimular o gosto por ler entre crianças e jovens.
As três primeiras biblioteca comunitárias agraciadas foram a da Associação Filtro dos Sonhos, do Centro Sócio-cultural do Teotônio Vilela e da Aldeia indígena Tukum, os representantes destas instituições receberam cada uma cerca de 250 exemplares, perfazendo um total de 750 livros.
Na oportunidade, o secretário de Cultura, Paulo Atto apresentou a nova política de atuação da Biblioteca Municipal Adonias Filho, que vem funcionando como palco de diversos eventos culturais e todos os programas que estão sendo desenvolvidos para estimular o hábito da leitura. “Nesse contexto, surge o fomento à criação de bibliotecas comunitárias na cidade”, explica Atto.
Dentre as obras literárias doadas, estão livros de Jorge Amado que foram doados pela família do autor à biblioteca este ano. Todos os kits foram montados pela bibliotecária Regina Figueroa e pensados de acordo com as especificidades de cada comunidade. Assim, cada biblioteca terá livros de acordo com o perfil de seus leitores.
Estímulo – Por meio do projeto, a Secult tem como objetivo estimular a criação de bibliotecas comunitárias e de pontos de leitura na cidade, e dessa forma contribuir para a valorização do hábito de ler como um ato prazeroso e de enriquecimento cultural, pois projetos que possibilitam o acesso à informação funcionam como ferramenta que contribuem para a redução das desigualdades sociais nas comunidades.
Além da entrega dos kits, a Secult também promoverá capacitação dos gestores das bibliotecas acerca da catalogação dos livros, empréstimos e conservação das obras literárias.
Secretaria de Comunicação Social – Secom.
Ilhéus, 16.11.15