A Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Prefeitura de Itabuna apresenta nesta quarta-feira,  dia 21,  o Programa de Apoio ao Trabalhador e às Empresas – Proate que está sendo finalizado, durante encontro com o titular Ricardo Xavier. O evento está confirmado para às 11 horas da manhã na própria Secretaria no Centro Administrativo Firmino Alves. O Proate será lançado oficialmente pelo prefeito Augusto Castro na semana do aniversário da cidade.

Ricardo Xavier explicou que o novo programa pretende funcionar como um banco municipal gratuito de cadastro de emprego para as pessoas em busca de vaga no mercado de trabalho com o apoio da classe empresarial que porventura tenha vaga disponível a oferecer. Ele disse ainda que, caso um empresário necessite determinada mão de obra qualificada, e não conste no banco de dados, será aberta uma seleção do candidato que melhor se adeque ao perfil exigido.

“Esse candidato cadastrado passará por um curso igualmente gratuito de qualificação  de mão de obra promovido pelo Sebrae, que tem larga experiência e é grande parceiro da Prefeitura”, destacou Ricardo. O secretário explicou ainda que a qualificação da mão de obra é  importante tanto para o trabalhador  que ganha experiência e habilidade na produção e na prática de determinada atividade, quanto para o empresário que terá um funcionário à altura daquilo que seu empreendimento necessita.

Para concluir, Ricardo Xavier lembrou que uma das principais preocupações do prefeito Augusto Castro é a busca de novas oportunidades  para a geração de emprego e renda e uma melhor qualidade de vida da população. Nesse sentido, o prefeito não tem medido esforços para alcançar  objetivos.