A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, recomendou paciência aos idosos e aos grupos de risco quanto à vacinação contra a Covid-19. O alerta surgiu depois que cerca de 200 pessoas se dirigiram nesta quinta-feira, dia 18, à Rede de Frio, no Centro de Saúde José Maria de Magalhães (antigo Sesp), no centro de Itabuna, onde promoveram aglomerações que considerou desnecessárias e preocupantes.

A titular da Secretaria Municipal da Saúde observa que os subgrupos que integram o Plano Municipal de Imunização contra Covid-19 serão chamados para receber o imunizante à medida que novas doses sejam disponibilizadas pela Secretaria de Saúde da Bahia depois de repasses do Ministério da Saúde.

“Neste momento necessitamos da compreensão e do apoio de todos para não se dirijam à Rede de Frio sem que haja programação, com aviso prévio nos canais oficiais da Prefeitura e por meio dos veículos de Comunicação Social da cidade”, expressou a secretária Lívia Mendes Aguiar. Ela acrescenta que estão sendo adotadas medidas preventivas pelo risco de exposição das pessoas ao coronavírus, principalmente por meio de aglomerações.

A situação experimentada pelos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde deve ser evitada, principalmente envolvendo os idosos. Para tornar ágil o atendimento, os técnicos da Rede de Frio fizeram o cadastramento de alguns pacientes para um atendimento futuro assim que novas doses foram disponibilizadas enquanto em pacientes acima de 80 anos foram aplicadas cerca de 200 doses que ainda havia no estoque, por conta da demanda espontânea e para não frustrar os idosos que se dirigiram até o ponto de vacinação, mesmo sem estarem no cronograma divulgado.

A secretaria de Saúde disse que a decisão do prefeito Augusto Castro de seguir o Decreto do Governo Estadual que determina a suspensão de atividades comerciais na cidade e a circulação de pessoas nesta sexta-feira, a partir das 21 horas, está diretamente relacionada à situação de emergência com a pressão sobre leitos clínicos e de UTI nos hospitais de Itabuna. “Necessitamos do apoio de todos neste sete dias para a queda da propagação da Covid-19”, disse.

MEDIDAS PREVENTIVAS

A Secretaria de Gestão e Inovação adotou medidas preventivas contra a Covid-19 no Centro Administrativo Firmino Alves, onde funcionam secretarias e órgãos da Administração municipal. O secretário José Alberto Lima Filho disse que o acesso à Prefeitura já conta com medidor de temperatura e dispensador de álcool em gel.

Além disso, só será permitido entrar de máscara facial no prédio, o que deve ser obrigatoriamente observado pelos funcionários que estão indo trabalhar presencialmente, ou pessoas que precisam dos serviços essenciais. Tais medidas precisam ser reforçadas: Os equipamentos e os procedimentos, como usar máscara, usar álcool em gel, manter o distanciamento social.

 

Boletim Covid-19 – 18.02.2021

Nesta quinta-feira, dia 18, novo Boletim da Covid-19 foi divulgado pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento Municipal de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde traz novos indicadores. Itabuna registra 20.503 casos de pacientes curados; 21.480 casos confirmados, sendo 591 casos ativos; 25 internados em UTI, 20 em leitos clínicos e 386 óbitos. Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Use máscara. Evite aglomerações.