Na manhã desta quarta-feira, dia 9, a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, juntamente à subsecretária, Lânia Peixoto, a supervisora do Departamento de Atenção Básica, Alessandra Lopes, e representantes da Faculdade Santo Agostinho (Fasa) e da equipe da empresa de engenharia Borges Reformas, visitaram as unidades básicas de saúde Moise Hage, no Lomanto, Amália Lessa, no Bairro Novo São Caetano, que entrarão em obras de requalificação nesta semana.

A Moise Hage é uma das principais Unidades Básicas de Saúde da Rede de Atenção Primária do Município em quantidade de serviços prestados à população. A reforma terá comodesafio corrigir vazamentos e infiltrações e revisões na parte elétrica, pintura e adequações sanitárias para o atendimento aos usuários e oferecimento de condições de trabalho às equipes multiprofissionais.

A secretária Lívia Mendes confirmou que era grande a expectativa que havia para as reformas fossem executadas pela Prefeitura. “A atenção primária é um dos principais focos da gestão do prefeito Augusto Castro, pois, é o contato inicial da população com a saúde pública”, explicou.

A titular da Secretaria Municipal de Saúde lembra que a rede de postos de saúde estavam abandonados e à mercê desde gestões passadas, oferecendo um desserviço em termos de infraestrutura e aparatos à população e aos servidores que trabalhavam em situação insalubre. “Com as reformas, queremos oferecer o melhor  para que a comunidade tenha um atendimento digno e acessível”, afirmou.

A diretora do Departamento de Atenção Primária, Alessandra Lopes, celebrou mais um passo dado rumo às melhorias da Atenção Básica: “É com muita alegria que iniciaremos a reforma de mais dois postos de saúde. Para além de uma infraestrutura adequada, essas reformas possibilitarão melhores condições de trabalho aos profissionais, mais conforto, humanidade e dignidade à população que merece uma saúde de qualidade.”

O engenheiro da Borges Reformas, João Marcos Alves Borges,  comenta os desafios em relação às obras, principalmente, na UBS Amália Lessa, no Bairro Novo São Caetano, que se encontrava em situação ainda mais precária.

“Nesta unidade, o principal desafio será trazer modernidade à estrutura, com pontos de internet, revisão elétrica e as adaptações solicitadas pela coordenação. É um posto que precisa da revisão do telhado, além de pintura geral”, expressou o profissional da  empresa contratada pelo convênio da Prefeitura com a FASA para as reformas.

As UBS Moise Hage e Amália Lessa são a segunda e terceira Unidades Básicas de Saúde, respectivamente, a terem iniciadas as reformas pela Administração do prefeito Augusto Castro que vai requalificar numa primeira fase oito postos de saúde, já autorizados e licitados.

A primeira das obras, que já se iniciou desde o dia 1º de junho, acontece na UBS Roberto Santos,
no Bairro Santo Antônio, com a expectativa de finalização até o dia 28 de Julho, data de aniversário da cidade. Para as demais, a expectativa é entre 45 a 50 dias a partir do início das obras.

ATENDIMENTOS

Para que a população das UBS em reforma não fique desassistida, os serviços do Moise Hage estão funcionando no Campus I da Unime,  enquanto da UBS Amália Lessa,já estão sendo oferecidos no espaço da Igreja Adventista na Rua F, nº 26, no Bairro São Caetano. A população do Santo Antônio já vem tendo atendimentos médicos e ambulatoriais no antigo Sesp.