Nesta quarta-feira, dia 16, retorna a vacinação de gestantes e puérperas contra Covid-19 com a chegada de 800 doses da vacina Pfizer. A Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde informa os locais de atendimento e prioridades para este primeiro momento.

A vacinação destes subgrupos acontecerá no período matutino, das 8 às 14 horas em quatro locais para facilitar a acessibilidade destas gestantes: Escola Municipal 28 de Julho, no Bairro Califórnia, antiga escola Ubaldo Dantas; Faculdade Santo Agostinho (FASA), no Nova Itabuna; UniFTC, no centro da cidade e na USEMI, no São Caetano.

É recomendável que as gestantes e puérperas se dirija ao ponto mais próximo de sua residência e leve consigo os documentos de identidade (RG), CPF ou Cartão SUS, relatório médico atestando a gravidez ou fotocópias do Ultrassom ou do Cartão Pré-natal, assinado e carimbado pelo médico ou enfermeiro.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, enfatiza a prioridade de vacinação das gestantes e esclarece. “A vacinação de grupos prioritários contra Covid-19 é estabelecida pela CIB e pelo Ministério da Saúde. Seguimos à risca essas orientações e, neste momento, o recomendado é que sejam vacinadas com a Pfizer mediante quantitativo enviado. A vacinação destes subgrupos havia sido interrompida”, afirma.

A coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito, destaca que, prioritariamente, gestantes que já estejam em acompanhamento de pré-natal pela Atenção Básica serão vacinadas. Ela ressalta que dependendo do quantitativo também será imunizado maior número de gestantes e puérperas do SUS e da rede privada à medida que mais vacinas da Pfizer cheguem.

A diretora do Departamento de Atenção Básica, Alessandra Lopes, comunica a necessidade do cadastramento das gestantes de convênio e particulares nas Unidades Básicas e de Saúde da Família. “Fortalecemos a comunicação interna para que todas as Unidades estejam cientes da necessidade do cadastro. Vamos acolher todas, e mediante esses dados, solicitar mais imunizantes,” esclareceu.

A Rede de Frio comunica que as 800 doses serão divididas nessa semana e a próxima para que não haja aglomerações. Anteriormente, o quantitativo previsto estava em 480 doses, mas houve a chegada de novos imunizantes.