O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, visitou os feirantes da Feira do Produtor, no Centro da cidade, ao lado da antiga Fundação Sesp, que acontece às sextas-feiras a partir das 7 h e vai até meio-dia. Ele foi ouvir as principais demandas dos feirantes para saber quais melhorias podem ser feitas no local visando maior conforto para eles e os consumidores.

Dentre as necessidades mais urgentes que lhe foram apresentadas está a construção ou implantação de um banheiro público, recapeamento da rua onde a feira acontece e conserto e manutenção de passeios e calçadas públicas, pois, onde ficam as novas barracas doadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) da Bahia, na gestão do secretário Josias Gomes (PT-BA), deputado federal licenciado.

A partir das demandas recolhidas, vai ser apresentado um relatório ao prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), para que sejam definidas aquelas que podem ser atendidas nos curto e médio prazos. “Cumprimos a determinação da gestão, focada na criação de ambiente de negócios e a melhoria das condições das feiras livres, o que inclui a Feira do Produtor onde se comercializa a produção da agricultura familiar”, afirma Moacir Lima.

No primeiro semestre, a Feira do Produtor foi beneficiada com a entrega de kits de proteção pessoal (álcool em gel, avental, camiseta, touca e máscaras) para os feirantes, o que agradou aos consumidores por significar a melhoria das condições de trabalho e de higiene dos responsáveis pela comercialização de produtos hortigranjeiros da agricultura familiar regional.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Itabuna foi contemplada com o Projeto “Feira Segura – Viva a Feira”, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Governo do Estado. Foram doados 200 kits de proteção pessoal (álcool em gel, avental, camiseta, touca e máscaras) para os feirantes da Feira do Produtor e das feiras livres dos bairros São Caetano, Califórnia, Fátima e Mangabinha.