Um dos principais pontos turísticos do Brasil, seja pelas suas belezas naturais ou sua importância histórica, a Bahia sofreu com os problemas causados pela pandemia de covid-19.

Impedido de receber visitantes por conta das medidas de restrição da doença, o estado segue no processo de retomada das atividades turísticas após um hiato no setor.

De acordo com o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, durante entrevista ao programa Sociedade Urgente, na manhã desta quinta-feira (18), a Bahia é um estado eminentemente turístico.

“Nós temos aqui todos os ingredientes naturais para a exploração da atividade turísticas. Aqui na Bahia temos mais de 50 tipos de atividades, e isso atrai gente de todo o mundo”, disse.

Geração de empregos

Ressaltando a importância econômica do setor, para o Bacelar, por abranger diversos segmentos, como o turismo de negócios, religioso, gastronômico,  o conjunto é considerado como um valioso formador de empregos para a região.

De olho no crescimento do setor, serviços de capacitação e qualificação estão sendo oferecidos pelo governo aos trabalhadores e empresários da área turística, visando o aprimoramento dos serviços oferecidos aos visitantes.

Protocolos

Uma das alternativas encontradas para atrair novos turistas, o protocolo de duo segurança, seguindo as recomendações de saúde impostas pelos órgãos de saúde está sendo finalizado pelo governo do Estado.

“Entendemos que ninguém vai querer visitar algum destino turístico, alguma localidade, e colocar a vida de seus familiares e sua própria vida em risco. Portanto, um protocolo de biossegurança está sendo preparado para cada setor, como hotéis, restaurantes e afins”, revela.

Festas

Avaliando a possibilidade da realização de festas de réveillon no final de ano, no estado, o gestor frisou que as decisões tomadas acerca do tema serão tomadas com base nos números da covid-19 na Bahia.

Segundo o boletim diário da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), divulgado nesta quarta-feira (18), o estado registrou 953 novos casos do coronavírus, com 21 mortes. Até o momento,  foram 1.211.625 casos confirmados desde o início da pandemia, sendo 1.181.772 pacientes recuperados, 3.654 ativos e 26.199 óbitos.